Depois dos eventos da Apple em setembro para Apple Watch e iPad e em outubro para iPhones, muita gente achou que a empresa já tinha encerrado o ano. Errado. Na próxima terça-feira, 10 de novembro, a Apple está hospedando mais um evento online — e embora não saibamos exatamente o que está para acontecer, dá para apostar que veremos novos Macs.

Durante sua WWDC em junho, a empresa disse que o primeiro Mac com processador caseiro, chamado Apple Silicon, seria lançado no final do ano. Bem, pessoal, chegou a hora.

Rumores sobre qual Mac será o primeiro a estrear com chip próprio da Apple circulam há meses. O respeitável analista Ming Chi Kuo, que costuma estar muito bem informado sobre a empresa, previu há alguns meses que um MacBook Pro de 13 polegadas com processador ARM seria lançado neste segundo semestre, com um iMac atualizado chegando em 2021. Mas outras informações dizem que um MacBook de 12 polegadas seria o primeiro, então teremos que esperar para ver.

Não temos nenhuma especificação oficial dos processadores da Apple, então, por enquanto, podemos apenas especular sobre sua velocidade. Supostos benchmarks de kits de transição para desenvolvedores surgiram, mas nada concreto o suficiente para comparar com outras CPUs no mercado.

O convite da Apple aponta especificamente para “mais uma coisa”, então este evento pode ser só sobre Mac. Mas há rumores de que alguns produtos serão lançados ainda este ano, incluindo os tão esperados rastreadores AirTags e os fones de ouvido AirPods Studio. Eu não apostaria nisso, mas descobriremos juntos na semana que vem.