Apple exige que atendentes não ajudem clientes a eliminar malware

Você espera que o serviço de atendimento ao consumidor esteja lá para… servir a você, certo? Com a Apple, não é o caso! Depois que o Mac Defender, um malware para OS X, se espalhou de forma inesperadamente ampla, a Apple está dizendo aos seus atendentes para deixar os clientes na mão. A ordem para […]

Você espera que o serviço de atendimento ao consumidor esteja lá para… servir a você, certo? Com a Apple, não é o caso! Depois que o Mac Defender, um malware para OS X, se espalhou de forma inesperadamente ampla, a Apple está dizendo aos seus atendentes para deixar os clientes na mão.

A ordem para os representantes de suporte ao cliente da Apple, repassada através de memorando interno, estabelece as seguintes regras:

A AppleCare não fornece suporte para remoção de malware. Você não deve confirmar nem negar se o Mac do cliente está infectado ou não.

Não deve confirmar nem negar? Deixar um cliente no escuro, sem informar se o computador tem malware, é golpe baixo. E só piora:

Não tente remover nem desinstalar qualquer malware.

Não envie qualquer escalação nem contate o Nível 2 para suporte em remover o software, nem forneça dados de impacto.

Não diga aos clientes para ir a uma Apple Retail Store. A ARS não fornece qualquer suporte adicional para malware.

Ou seja, mesmo que o cliente tenha certeza de que o computador está infectado, a Apple não quer saber nem ajudar. Deixe-os longe dos telefones de suporte, e deixe-os longe das lojas. Se o OS X começar a receber mais malware – agora que está ficando mais popular – este não é um bom precedente.

E por acaso a Microsoft dá suporte se o Windows for infectado por vírus ou malware? Sim. Você pode entrar em contato com a Microsoft Brasil via e-mail, chat, redes sociais (@MicrosoftAjuda) e telefone. Também há uma página específica para vírus e segurança, com várias informações de prevenção e remoção de software mal-intencionado. Se você não conseguir resolver sozinho, pode ligar para o suporte assistido. E, claro, a Microsoft oferece de graça o antivírus Security Essentials, melhor inclusive que vários antivírus pagos.

Mesmo fabricantes, como a Dell, oferecem ajuda para quem está com o computador infectado, recomendando software de terceiros. Enquanto isso, a Apple, que fornece hardware e software, não quer ajudar? Isso não está certo. [ZDNet]

Foto: lev dolgachov/Shutterstock

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