A Apple tem uma explicação para a investigação do KrebsOnSecurity que mostrou que o ícone de localização aparece na barra de status do iPhone 11 mesmo depois de as opções de localização individual e Serviços de Localização serem desabilitadas — dando aparência de que o dispositivo continua compartilhando os dados sem o consentimento do usuários.

A companhia disse em um comunicado ao TechCrunch que seus últimos iPhones vêm com uma tecnologia de banda ultralarga que “está sujeita a requisitos de regulamentações internacionais que exigem que ela seja desligada em certos lugares”.

De acordo com a empresa, “o iOS usa os Serviços de Localização para ajudar a determinar se um iPhone está nessas localizações proibidas para desativar a banda ultralarga e cumprir com as regulamentações.”

A Apple adiciona que essa checagem é feita dentro do dispositivo em si e a companhia não registra a localização dos usuários quando eles desabilitam os Serviços de Localização.

Ainda assim, o TechCrunch afirma que a empresa irá oferecer uma ferramenta de liga/desliga em uma futura atualização do iOS. Sem surpresa, essa também foi a forma como a empresa respondeu ao último incidente de confusão relacionado às opções da Central de Controle, que parecia desligar o Wi-Fi e o Bluetooth mas os mantinham ligados.

O problema sobre o aparente rastreamento de localização dos usuários do iPhone 11 surgiu no começo desta semana, quando o pesquisador de segurança Brian Krebs fez um post em seu blog questionando por que o ícone dos Serviços de Localização aparecia na barra de status do iPhone 11 Pro, mesmo quando todas as opções de rastreamento eram desabilitadas manualmente.

Como Krebs observou, o suposto rastreamento ia contra a própria política de privacidade da empresa, bem como as propagandas que afirmam que “o que acontece no seu iPhone, fica no seu iPhone.”

A confusão tomou proporções maiores por causa da resposta que a Apple enviou à Krebs. A companhia havia dito que o ícone de Serviços de Localização “aparece para os serviços de sistema que não possuem uma opção liga/desliga nos Ajustes”, mas não explicou quais eram esses serviços. A companhia também não respondeu aos pedidos de comentários da imprensa durante a semana.