Se você tem um iPod Nano de primeira geração (lançado em 2005), saiba que ele é uma BOMBA-RELÓGIO. Ou algo assim. A Apple disse que “em casos muito raros” ele pode sobreaquecer, ter um vazamento de bateria ou até explodir. Ok, ela não deixou claro o “explodir”, mas é mais dramático. De todo modo, ela pede encarecidamente que você troque a sua unidade potencialmente defeituosa em vez de abrir um processo. O recall mundial vale para o Brasil.

Pelo comunicado disponível na página da Apple Brasil, basta você levar o iPod Nano em questão a uma “Assistência Técnica Autorizada” (lista aqui). Se o número de série corresponder ao lote com baterias defeituosas, a unidade será trocada “num prazo de seis semanas”. Ao menos lá fora não é preciso de nota fiscal em casos assim, até porque pouca gente guarda papeizinhos depois de tantos anos.

O comunicado completo:

A Apple chegou à conclusão que, em casos muito raros, a bateria no iPod nano (1ª geração) pode sobreaquecer e se tornar um risco à segurança. Os iPods nano afetados foram vendido entre setembro de 2005 e dezembro de 2006.

O problema foi rastreado e descobriu-se que um único fornecedor de baterias as produzia com um defeito de fabricação. A possibilidade de acidente é rara, mas ela aumenta à medida em que a bateria vai se tornando obsoleta.

A Apple recomenda que você pare de usar seu iPod nano (1ª geração) e siga o processo indicado abaixo para fazer o pedido de uma unidade de substituição, gratuitamente.

Nota: este problema na bateria é especifico do iPod nano (1ª geração) e não afeta nenhum outro iPod.

Processo de Substituição

Você pode fazer o pedido de uma unidade de substituição pela Assistência Técnica Autorizada da Apple (AASP). Esteja com o seu iPod nano em mãos para a validação do número de série.

O número de serie do seu iPod nano será verificado para confirmar se ele é elegível para esse programa. Você receberá uma unidade de substituição em, aproximadamente, 6 semanas após recebermos o seu iPod nano (1ª geração) atual.

Se você tiver um iPod nano personalizado, você receberá um substituto sem personalização. Certifique-se de usar o iTunes para fazer o backup de quaisquer dados no seu iPod nano atual antes de enviá-lo para a troca por uma unidade de substituição.

Informações Adicionais

Como identificar um iPod nano (1ª geração):

  • Ele tem a parte frontal em plástico preto ou branco e a parte traseira em metal prateado – os modelos posteriores do iPod nano têm as partes frontais e traseiras em metal. Veja imagens nesta página web.

O seu produto iPod de substituição terá garantia contra defeitos por um período de 90 dias a partir da data do serviço.