_Apple

Apple alerta: fechar notebook com cobertura na webcam pode danificar o aparelho

Apple alerta para que usuários não vacilem e fechem seus laptops com a cobertura de webcam; empresa teve aumento de casos de tela danificada.

Cobertura de webcam de laptop. Crédito: Adafruit Industries/Flickr

Crédito: Adafruit Industries/Flickr

Com mais gente trabalhando de casa e, alguns poucos, voltando aos seus locais de trabalho, a Apple tem um lembrete importante: não feche o notebook enquanto estiver usando uma cobertura em sua webcam.

Embora a mensagem possa parecer boba, muitos dos que trabalham de casa começaram a colocar proteções sobre a webcam para ajudar a impedir que compartilhem, sem querer, algum momento muito particular durante uma videochamada. E se isso não bastasse, muitos também estão preocupados com os hackers invadindo a webcam de seus laptops e gravando vídeos de onde o usuário estiver (o que é raro, mas acontece de tempos em tempos).

O problema dessas coberturas de webcam é que, se você esquecer e fechar o aparelho, elas podem pressionar as bordas finas da maioria dos modelos modernos — especialmente os novos MacBooks. Se você não tomar cuidado, isso pode causar danos permanentes na tela, resultando em uma linha de pixels brilhantes que vai de lado a lado.

O pessoal do ZDNet falou com um técnico de reparos da Apple, que disse que a companhia recentemente notou um aumento no número de telas quebradas causado por coberturas de webcams quando as pessoas começaram a voltar a trabalhar em um escritório. Geralmente, as pessoas que usavam fitas ou adesivos finos para encobrir suas webcams não tiveram problemas. O técnico da Apple contou o caso de uma tela de MacBook que foi danificada depois que foi fechado com uma moeda dentro.

Embora encobrir a webcam possa parecer uma forma simples de melhorar sua segurança, também é uma solução tosca. Dependendo de onde está posicionada, a cobertura pode bloquear também o sensor de luz ambiente do laptop, o que pode fazer com que o brilho automático da tela ou o ajuste de cor True Tone, da Apple, parem de funcionar corretamente.

A Apple diz que as webcams nos MacBook são projetadas para que, sempre que estejam em uso, a luz indicadora verde seja acionada, para que nunca haja dúvida se a webcam está ligada ou desligada. No entanto, não é um sistema perfeito, já que é teoricamente possível desativar essa luz.

Se você usa uma cobertura de webcam e planeja levar seu notebook para o trabalho após ficar em quarentena em casa há meses, não custa ficar esperto para não fechá-lo com a tal cobertura, pois o prejuízo pode ser feio.

Sair da versão mobile