A Apple anunciou hoje que irá investir cerca de 1,7 bilhões de euros (aproximadamente de R$5,5 bilhões) para construir dois data centers que usarão 100% de energia reutilizável na Europa.

Os sites de Condado de Galway, na Irlanda, e Jutlândia, na Dinamarca, usarão 100% de energia reutilizável para alimentar serviços online da empresa, como iTunes Store, App Store, iMessage e Mapas e a assistente de voz Siri para clientes de toda a Europa. “Este significativo novo investimento representa o maior projeto da Apple na Europa até então”, diz Tim Cook, CEO da Apple, no press release divulgado pela companhia. Cook continua, dizendo que está animado para introduzir um dos designs verdes — favorável ao meio ambiente — mais avançados que eles já fizeram.

Medindo 166 mil metros quadrados cada um, os data centers irão iniciar as operações em 2017, e acolherão iniciativas locais. O site do Condado de Condado de Galway dará início a um projeto de recuperação da flora de uma àrea antes utilizada para o cultivo de árvores não nativas, além de um espaço educacional a céu aberto para escolas. Já o data center da Dinamarca reaproveitará o calor em excesso que for gerado por ele para aquecer moradias locais.

É a última novidade da empresa em decisões favoráveis ao meio ambiente. Recentemente, a Apple anunciou planos de construir uma gigantesca fazenda de energia solar em Monterey, na Califórnia.