_Apple

Apple deverá mesmo esperar até 2020 para lançar iPhone com 5G

A Apple deve esperar a tecnologia 5G ficar mais madura para lançar o seu smartphone compatível com a tecnologia, e a espera deve ir até pelo menos 2020. A informação é da Bloomberg, que cita pessoas envolvidas com os planos da empresa e corrobora reportagens anteriores. • O 5G está chegando e os testes já […]

Alex Cranz/Gizmodo

A Apple deve esperar a tecnologia 5G ficar mais madura para lançar o seu smartphone compatível com a tecnologia, e a espera deve ir até pelo menos 2020. A informação é da Bloomberg, que cita pessoas envolvidas com os planos da empresa e corrobora reportagens anteriores.

• O 5G está chegando e os testes já devem começar no início de 2019
• 5G se aproxima do Brasil com planos da Anatel de leiloar frequências em 2019

Por outro lado, concorrentes como Samsung, Huawei e Oppo devem lançar seus smartphones com 5G já em 2019. A expectativa da indústria é que entre o fim deste ano e o começo do ano que vem os testes com a quinta geração de internet móvel decolem.

A decisão da Apple não é surpreendente. A empresa sempre preferiu ter cautela na adoção de tecnologias de conectividade – a história foi bem parecida com o 3G e o 4G, quando a empresa da maçã esperou aproximadamente um ano para que seus principais produtos ganhassem suporte às tecnologias.

A decisão está relacionada com os problemas que surgem no início de operação das redes, principalmente a limitação da cobertura. A empresa calcula que os consumidores não ficarão tão ansiosos para utilizarem as novas redes no primeiro ano.

Outro fator para o atraso na adoção do 5G reside na treta entre Apple e Qualcomm – empresa que tem liderado os projetos e fabricação dos chips e modems mais modernos. A empresa de Tim Cook tem processado a companhia de San Diego por royalties e patentes desde 2017 e deve adotar os chips da Intel, que só ficarão prontos em 2020.

Vantagens do 5G

De modo geral, o 5G pode oferecer velocidades de download de dez a 20 vezes mais rápidas que o 4G, que, no Brasil, pode chegar a 45 Mbps.

Além das altas velocidades, é prometida baixa latência, de 1 milissegundo, também segundo especificação da 3GPP (organização que cria padrões no ramo de telecomunicações).

Essas características abrem muitas portas para aplicações de internet das coisas (IoT, sigla em inglês) e realidade virtual.

5G no Brasil

No meio do ano, a Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações) anunciou que os planos para o 5G no Brasil podem ser adiantados. A agência tinha a visão de que ia esperar a definição de padronização do 5G e que tinha planos de começar a leiloar frequências em 2020; no entanto, isso pode ser antecipado para 2019.

Ainda assim, pelo menos por aqui, a ansiedade pelo 5G não deverá ser tão grande – o leilão pode acontecer em 2019, mas ainda precisaremos passar por uma série de testes, e há bastante burocracia envolvida na expansão da tecnologia, principalmente com a instalação de torres e antenas.

O 5G sofre com essa burocracia justamente por ter uma abrangência de cobertura mais limitada – a rede opera com frequências muito altas. Basicamente, pode acontecer com 5G o que rolou com o 4G: os primeiros smartphones 4G do País começaram a ser vendidos quando a tecnologia ainda estava sendo testada em algumas regiões.

[Bloomberg]

Sair da versão mobile