Apple lança “Novo iPad” com tela de altíssima definição

A Apple acaba de anunciar o novo iPad, que tem o incrível nome de “iPad”. Ele não chama iPad 2 HD (como os rumores levavam a crer) e traz como principal novidade uma tela animal de resolução “retina” de 2048 x 1536 pixels, exatamente quatro vezes mais pixels que o atual, ou “1 milhão a […]

A Apple acaba de anunciar o novo iPad, que tem o incrível nome de “iPad”. Ele não chama iPad 2 HD (como os rumores levavam a crer) e traz como principal novidade uma tela animal de resolução “retina” de 2048 x 1536 pixels, exatamente quatro vezes mais pixels que o atual, ou “1 milhão a mais que sua TV”, junto de processador dual-core, GPU de 4 núcleos, 4G e câmera melhor. Tim Cook definiu a nova experiência: “Quando você ligar o novo iPad você vai ver gráficos, textos ícones mais detalhados do que você poderia imaginar. Tudo fará o seu queixo cair”. Ele chega aos principais mercados (isso é: não o Brasil) pelos mesmos preços (de US$ 499 a US$ 829) no dia 16.

Antes do “novo iPad”, é importante reparar em alguns detalhes importantes de preço: enquanto o novo aparelho será vendido por US$ 499 a US$ 829, o iPad 2 recebeu um interessante corte de US$ 100 em todos os preços. Ele começa agora a custar US$ 399 — e provavelmente ele buscará um nicho de mercado ainda maior. Tim Cook disse que o aparelho será ainda mais acessível para escolas e instituições de ensino.

A Apple escolheu um trocadilho super show para o lançamento

Cook frisou como o iPad tinha mais pixels que a sua TV full HD, e com a densidade de 264 pixels por polegada tudo ficava “incrível”. Para fazer tantos pontinhos na tela (que tem 44% mais saturação, para você que não achava as cores da Apple vivas o suficiente) funcionarem, é claro que o processador tinha de acompanhar. Então eles criaram o chip A5X (mais detalhes aqui), uma melhora do atual dual-core que equipa o iPhone 4S com “gráficos de quatro núcleos”. E colocaram um gráfico esquisito comparando com o Tegra 3, o quad-core (mas com 12 núcleos de vídeo) que equipa alguns tablets Android:

Live apple ipad 3 event coverage 1

Para mostrar o poderio gráfico, um isano trailer do novo jogo da Epic Games, o “Infinity Blade Dungeons”, que parece um bocado com Diablo; um jogo de avião; e o app da Autodesk com mais opções para designers. “Este novo dispositivo tem mais memória e uma resolução de tela maior que o Xbox 360 ou o PS3”, disse o executivo da Epic. Nós falamos mais desses apps aqui.

Ipad3eventkyle 10

A outra mudança significativa do novo iPad foi a inclusão de antena LTE, que funcionará em alguns mercados, para velocidade máxima de download de 72 Mbps. Se não há LTE no país em questão (Brasil!), o iPad contenta-se com HSPA+ (até 21 mbps, disponível em alguns lugares daqui) e ou Dual HSDPA (42 mbps). Segundo a Apple ele funciona na “maior quantidade de bandas da história deste país” ou algo assim. O iPad terá também a função de “hotspot Wi-Fi” e a bateria não foi muito prejudicada. Ela continua com a autonomia de 10 horas de uso normal e 9 horas com LTE. O design é basicamente o mesmo, mas ele é um pouco mais gordinho: 0.6 mm mais grosso e alguns gramas (ainda não confirmamos quanto) mais pesado.

Apesar de continuarmos achando extremamente esquisito alguém usando o iPad como câmera, o novo modelo sofreu um belo upgrade neste departamento: 5 MP, novas lentes e otimização no software, que você pode ver em detalhes aqui.

* * *

Tim Cook entrou no palco distribuindo números enormes (362 lojas!), e falando de como o futuro da Apple passa pelos produtos “pós-PC”: juntos, iPod, iPad e Phone foram responsáveis por 76% do faturamento da empresa no último trimestre, e juntos já somam 352 milhões de unidades, baixaram 25 bilhões de apps e tudo o mais. Cook falou de como o mundo das Apple Stores é maravilhoso, como o Siri é tipo a melhor amiga de várias pessoas e tudo o mais (e agora ele fala japonês), 100 milhões de pessoas usando o iCloud, etc etc. Números! Pessoas gostam de números. Mas, obviamente, todos queriam saber do iPad. Ele veio, mas antes o público foi apresentado à nova Apple TV, igual com nova interface e capacidade de rodar coisas em Full HD (leia mais sobre ela aqui).

NewImage

Logo depois da demo da Apple TV, Cook focou no iPad. Quer dizer, focou em tirar onda com o iPad, como no gráfico acima, comparando o tablet da Apple com as vendas de PCs de outras grandes empresas. Antes que continuassem com as comparações, o CEO apressou-se em dizer onde o tablet funcionava melhor para as pessoas: na hora de ler livros, navegar na web e jogar. Ter 200 mil apps feitos para a tela (ou adaptados para) ajudam. Esta, na verdade, é a maior vantagem do iPad, e Cook aproveitou para contar vantagem sobre a concorrência. Mostrou, aliás, um vídeo do app do Twitter para o Galaxy Tab e frisou como aquele era um app “esticado a partir da tela de um smartphone”, ao contrário da experiência no iPad. [Fotos via GDGT e The Verge]

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas