Recursos bem parecidos com os do Waze estarão disponíveis em breve no Apple Maps. A nova versão do aplicativo está disponível na versão beta do iOS 14.5 e deve chegar a todos até o fim do primeiro semestre. Nela, é possível relatar radares, acidentes ou qualquer tipo de perigo na estrada. O recurso foi projetado para ser usado sem as mãos, usando os comandos de voz da Siri no iPhone ou no CarPlay.

Para alertar, basta dizer “E aí, Siri, informe…” e o tipo de evento, seja um acidente, perigo na estrada, radar ou apenas “incidente”. Os usuários da versão beta do recurso também podem dizer coisas como “Tem um acidente à frente” ou “Tem um radar aqui”. A assistente também entenderá comandos como “não tem mais perigo” ou “não tem mais acidente”, bem como “o acidente continua aqui”.

Resta saber se o recurso vai funcionar no Brasil e também se ele será útil, já que a base instalada de iPhones no País fica em torno dos 13% — com menos pessoas reportando incidentes, pode ser que os alertas não sejam tão atualizados assim.

O aplicativo também vai ganhar rotas de bicicleta para Portland e San Diego. Aí, serão cinco cidades com o recurso, todas nos EUA — Los Angeles, San Francisco e Nova York completam a lista.

Por fim, a empresa continua a expandir seus Guias, que oferecem dicas sobre onde fazer caminhadas, comer, fazer compras e se aventurar. A Apple diz que o Maps agora apresenta mais de 500 desses guias selecionados, e eles são atualizados automaticamente com novos adicionados a cada semana.