_iOS

Apple deve reformular central de notificações no iOS 15 e tela inicial do iPadOS

Usuários devem ter mais opções de personalização na central de notificações. Tela inicial do iPadOS deve passar a suportar múltiplos widgets.

Bug no iOS 14 altera cliente de e-mail e navegador padrões. Crédito: Catie Keck

Imagem: Catie Keck/Gizmodo

No início desta semana, a Apple apresentou seus primeiros novos produtos para 2021, incluindo o iMac finíssimo com traseira colorida e o iPad Pro com chip M1 (o mesmo usado nos MacBooks). Agora, a expectativa fica para o próximo grande evento da empresa: a Worldwide Developers Conference (2021), que deve trazer as primeiras novidades do iOS 15. E os rumores acerca do novo sistema parecem promissores.

Fontes familiarizadas com o assunto contaram à Bloomberg que, entre as funcionalidades inéditas, a companhia planeja dar uma repaginada na central de notificações do software. Também são esperadas mudanças no app Mensagens e nos widgets da tela inicial. As funções seriam as mesmas tanto no iOS 15 quanto no iPadOS 15, e devem ser lançados no segundo semestre junto com as próximas versões do iPhone.

Ainda de acordo com a Bloomberg, o iOS 15 vai permitir que o usuário defina vários status de notificações para que o celular responda de maneiras diferentes a partir de uma determinada situação. Por exemplo, se o usuário estiver dirigindo, as notificações vão agir de um jeito; se estiver dormindo ou trabalhando, os avisos devem adotar outro padrão. Tudo poderá ser personalizado pelo dono do aparelho, que ainda terá acesso uma opção dedicada na Central de Controle para que ele possa alternar rapidamente entre um modo e outro.

Além disso, o aplicativo Mensagens deve ganhar novas funções para competir em pé de igualdade com outros serviços de bate-papo, como os que são controlados pelo Facebook. No entanto, os recursos ainda estão em estágio inicial de desenvolvimento e podem não ficar prontos para o lançamento do iOS no segundo semestre — mas ainda chegariam ao iOS 15 em uma futura atualização, como o iOS 15.1, 15.2, e assim por diante.

Também pensando na privacidade do usuário, a Apple também estaria preparando um recurso que vai destacar melhor quais aplicativos podem estar monitorando e coletando os dados do usuário silenciosamente. Essa função teria um peso semelhante a uma característica apresentada no iOS 14, que acende uma pequena luz no topo do dispositivo que indica quando a câmera ou o microfone estão sendo utilizados por algum app.

Falando especificamente do iPadOS, além de receber todas as novidades do iOS 15, o sistema operacional para os tablets da Apple deve ganhar uma grande reformulação em sua tela inicial. Com isso, seria possível colocar widgets em qualquer lugar da página. Seria possível deixar a grade inteira com widgets, se o usuário quiser.

A WWDC 2021 será realizada no dia 7 de junho. Por conta da pandemia, o evento será totalmente online.

Sair da versão mobile