De acordo com a empresa de segurança Secunia, a Apple é agora a empresa com mais vulnerabilidades, "ganhando" da Oracle (segundo lugar) e da Microsoft (terceiro). Mas o que isto significa?

Quer dizer que, no primeiro semestre de 2010, a Apple foi a empresa que mais reportou vulnerabilidades de segurança. Os produtos com mais falhas não incluem o Mac OS X – na verdade, os programas mais problemáticos são o Safari, QuickTime e iTunes.

A Oracle está em segundo lugar por causa da vulnerabilidades descobertas do Java. Quanto à Microsoft, os produtos com mais falhas, além do Windows, incluem o Internet Explorer (sem muita surpresa), Excel, Visual Studio e .NET Framework.

Acima segue a tabela dos dez programas de terceiros (não feitos pela Microsoft) com mais vulnerabilidades descobertas. Vale ressaltar que a Secunia mede apenas o número de vulnerabilidades descobertas, não a gravidade nem a velocidade dos patches. Ou seja, não dá pra concluir que o Firefox é menos seguro que o Chrome, por exemplo. [Secunia (pdf) via Ars Technica]