
Apple pode alimentar Siri com modelos de IA da Open AI e Anthropic
A Apple estaria considerando usar modelos de IA (inteligência artificial) da OpenAI e da Anthropic para alimentar sua versão atualizada da assistente virtual Siri. Se aprovada, a mudança poderia substituir a tecnologia interna da própria companhia. Uma reportagem da Bloomberg revelou as informações na última segunda-feira (30).
Atualmente, a Apple continua trabalhando no desenvolvimento do projeto “LLM Siri”, que utiliza modelos de IA internos. Entretanto, a marca teria solicitado às empresas que treinassem versões de seus modelos, ChatGPT e Claude, segundo fontes da Bloomberg.
A intenção é de que eles possam ser executados na infraestrutura de nuvem da Apple para testes. A ideia é que a nova Siri, que já é capaz de usar o ChatGPT, ofereça uma integração mais profunda com tecnologia de provedores terceirizados de IA. No entanto, o experimento com modelos terceiros está em fase inicial e a big tech ainda não decidiu se irá utilizá-los ou não.
Siri mais “inteligente”
A mudança, de acordo com o site, seria uma admissão de que a Apple vem sofrendo para competir no fenômeno da IA generativa. Vale lembrar que a empresa ainda alimenta a maioria de seus recursos de IA com a própria tecnologia, a Apple Foundation Models.
Contudo, a Apple já adiou o lançamento da Siri com tecnologia de IA (previsto para 2025) até 2026 — ou mais tarde. Isso devido a diversos desafios técnicos que a empresa supostamente enfrentou. Porém, isso não é uma surpresa, já que há tempos a Apple está atrás do Google, OpenAI e Anthropic na corrida pela IA, como observou o site Tech Crunch.
Em uma conferência em maio deste ano, questionado sobre o adiamento no lançamento da funcionalidade, o CEO Tim Cook afirmou que a companhia precisa de “mais tempo para finalizar o trabalho e alcançar os altos padrões de qualidade” característicos da empresa. Leia mais no Giz Brasil.