_Tecnologia

Apple pode dificultar lançamento de Netflix Games no iOS

Serviço está apenas no Android porque a Apple impede que aplicativos de terceiros sejam distribuidores de jogos

A incursão da Netflix no mundo dos games com a novíssima área para jogos em celulares e tablets enfrenta a primeira dificuldade.

Por enquanto a versão está disponível apenas para Android. A empresa já avisou que em breve a ferramenta será disponibilizada para iOS com os cinco games baseados em atrações da plataforma.

Entretanto, apesar de Apple dizer que está trabalhando em uma versão para iOS, o colunista Mark Gurman, da Bloomberg, disse que as políticas da App Store podem interferir e atrapalhar a Netflix em disponibilizar jogos por meio da sua plataforma.

Ainda segundo Gurman, o serviço de streaming planeja lançar os títulos individualmente na App Store para tentar driblar as regras da loja da Apple.

Mas como a Apple pode interferir?

Como já se sabe, a Apple impede que aplicativos de terceiros funcionem como distribuidores de jogos —o que, inclusive, já foi motivo de briga entre a Maça e outras empresas como o xCloud da Microsoft e o GeForce Now da NVIDIA.

Assim, a Apple pode impedir que a Netflix disponibilize a aba de jogos na versão do aplicativo para tablets e iPhones e consequentemente, isso pode atrapalhar o conceito “all-in-one” pensado pela plataforma.

Uma das alternativas para contornar o problema são os serviços de jogos oferecerem seus títulos através de um web aplicativo, da mesma forma que foi feito pelo Facebook, Microsoft e Google, por exemplo.

A solução pode funcionar, mas não é uma abordagem que colocará a Netflix Games “na melhor posição para ter sucesso” com o seu novo recurso.

O serviço da Netflix não é atualmente baseado em nuvem no Android ou no iOS, mas isso deverá mudar no Android. Já no iOS, isso dependerá de uma improvável mudança nas regras da ‌App Store‌.

 

Sair da versão mobile