A Apple já tem uma ferramenta que facilita a migração para o iOS, mas ela pode também um dia ajudar quem quiser sair dele. É isso o que sugere o The Telegraph, que diz que a pressão das operadoras europeias pode fazer a Apple desenvolver uma “ferramenta simples” para facilitar a troca.

O jornal diz que as operadoras estão “preocupadas que apenas uma pequena fração dos usuários deixa o iPhone, em partes por causa das dificuldades técnicas envolvidas na transferência de dados.” Citando uma fonte dentro da indústria, o artigo diz que a Apple “concordou em privado” com o desenvolvimento do que eles chamam de “ferramenta simples” para ajudar na migração de dados – contatos, mensagens, fotos e coisas assim – do iPhone para um dispositivo Android.

Se for verdade, é algo bem pouco convencional vindo da Apple. Seu ecossistema fechado é feito para dificultar a saída do iOS e por mais que ela se sinta feliz em facilitar o processo de chegada, nunca se mexeu para ajudar quem quer sair. O peso de todas as operadoras de um continente pode ser o bastante para ela dar o braço a torcer – mas ainda é apenas uma possibilidade.

Atualização: a Apple nega os rumores, segundo o Recode, de que estaria desenvolvendo um app para pessoas deixarem o iPhone. A empresa disse ainda que está “inteiramente focada em trazer usuários do Android para o iPhone” pelo aplicativo Move To iOS.

É claro que a Apple não ia confirmar se os rumores são verdadeiros. Historicamente, a Apple precisa de mais persuasão — geralmente, no formato de um processo — para fazer facilitar a mudança do iOS para o Android.

Atualizado às 15:30 de 12/01.

[Telegraph via 9to5mac]