Esta é mais uma daquelas coisas incríveis que provavelmente não veremos por um bom tempo. A Apple fez uma requisição de patente para um sistema que detecta movimentos da mão e cabeça ao redor de um computador, e permite manipular controles projetados.

Há vários sistemas funcionando aqui, e todos eles parecem legais. Controles através da mão, tal como gestos, seriam lidos usando um laser infravermelho que cria uma caixa 3D no espaço – veja a imagem acima para entender. Tudo o que você fizer dentro dessa caixa pode ser lido e interpretado pelo computador. Mas fora os gestos, como você faria pequenos ajustes? A Apple tem um plano para isso também.

O documento da patente também menciona um sistema para projetar imagens virtuais em superfícies (por exemplo, sua mesa) usando um sistema com vários projetores e espelhos. Estas imagens, “controles, sliders, botões e outros” seriam projetados no volume de espaço sendo monitorado pelo laser. Você poderia então manipular os controles e receber feedback em vídeo e áudio (já que feedback tátil seria impossível por enquanto).

O terceiro componente é o 3D sem óculos. Aqui a Apple usaria câmeras motorizadas que rastreiam a cabeça, para que a imagem 3D fique boa não importando sua posição. A câmera pode também rastrear o movimento dos olhos ou cabeça de uma forma que permitiria dar zoom ou rolar uma página sem usar suas mãos.

Claro, tudo isto é uma solicitação de patente – ou seja, ainda não pertence à Apple – e não há como saber como isto poderia mudar e evoluir (a Apple recebeu uma patente similar há alguns meses). A ideia pode até mesmo não ser usada. Ou… poderia ser integrada à Apple HDTV, com uma experiência integrada semelhante à de uma TV com Kinect (mas sem jogos, eu imagino). Além disso, sabemos que a Apple está trabalhando em sistemas holográficos e multitoque há um bom tempo. Parece que eles querem entrar tarde em um campo onde eles não atuam.

Dito isto, nenhum dos elementos tecnológicos neste pedido de patente está fora da realidade: é só uma combinação esperta de coisas que existem hoje. Não ficaria surpreso se eles tivessem um protótipo funcionando em Cupertino agora mesmo. [Unwired View via SlashGear]