_iOS

Apple abre programa beta para reduzir bugs e instabilidade no iOS

O iOS 8 sofreu críticas por ter alguns bugs irritantes e por ser instável. Parece que a Apple não quer que a história se repita daqui para a frente.

O iOS 8 sofreu críticas por ter alguns bugs irritantes e por ser instável – os apps travavam mais que antes. Parece que a Apple não quer que a história se repita daqui para a frente, e lançou um programa beta para o iOS.

Ele começa com a versão 8.3 Beta, que traz poucas novidades. A ideia aqui, aparentemente, é preparar todos – Apple e público – para um teste maior: a próxima grande versão do iOS.

Segundo o 9to5Mac, o iOS 9 terá um foco enorme em estabilidade, correção de bugs e aumento de desempenho. E bugs geralmente só se manifestam nitidamente quando você distribui seu software para milhões de usuários – daí a importância de um programa beta.

É algo semelhante aos anos de versões preview do Windows Vista/7/8/10, e se integra ao programa beta do OS X Yosemite, lançado no ano passado.

Além disso, a Apple está trabalhando para reduzir o tamanho das atualizações do iOS. O espaço livre exigido para instalar o iOS 8 era tão grande que motivou um processo judicial, pois prejudica quem tem dispositivos de 8 GB e 16 GB. (É possível usar o iTunes para atualizar, removendo essa exigência de espaço livre, só que muita gente não sabe disso.)

Mas isso é para o futuro. Por enquanto, temos uma atualização mais modesta no iOS 8.3 Beta: um novo seletor de emojis; suporte a CarPlay sem fios, dispensando um cabo USB para conectar o iPhone ao carro; login mais fácil para usuários do Google com autenticação por dois fatores; e suporte a Apple Pay na China.

Essa versão também trará os emojis racialmente diversos que já estavam presentes no OS X:

Para testar o beta do iOS, basta ter um dispositivo compatível, ir à página Beta Software Program, inscrever-se com seu Apple ID, e esperar até surgir a opção de baixar o iOS 8.3. Antes de fazer a instalação, ele pedirá que você faça backup do seu dispositivo no iTunes.

Para remover o beta, é preciso apagar todos os dados do dispositivo e reinstalar a versão anterior; depois, você pode recuperar seu backup do iTunes com arquivos, dados de apps, entre outros. [9to5Mac]

Imagem inicial por 9to5Mac

Sair da versão mobile