_Apple

Apple lança recall de MacBooks Pro por apresentarem ameaça de incêndio

Com baterias superaquecidas que podem “oferecer um risco de incêndio”, a Apple lançou um programa de troca nesta quinta-feira (20) para os MacBooks Pro de 15 polegadas de 2015 com tela Retina. “Se seu MacBook Pro for elegível, por favor pare de usá-lo e siga as instruções para ter a bateria do seu computador substituída”, […]

Fotógrafos capturando imagens de MacBooks Pro

Getty Images

Com baterias superaquecidas que podem “oferecer um risco de incêndio”, a Apple lançou um programa de troca nesta quinta-feira (20) para os MacBooks Pro de 15 polegadas de 2015 com tela Retina.

“Se seu MacBook Pro for elegível, por favor pare de usá-lo e siga as instruções para ter a bateria do seu computador substituída”, escreveu a empresa.

Para saber se sua máquina foi impactada, você pode entrar no site da Apple e checar o serial number do seu MacBook Pro. Os laptops afetados foram vendidos entre setembro de 2015 e fevereiro de 2017, no entanto dado o grande mercado de produtos usados da Apple, pode valer a pena acessar o site da empresa para checar se a data de compra original do seu computador compreende este período ou não.

O processo de substituição não é dos mais simples. Se a sua máquina for um MacBook Pro 2015 com tela Retina, ela será enviada para um Apple Repair Center, onde será examinada e corrigida em um processo que pode levar duas semanas. Isso pode ser um longo tempo para profissionais que usam suas máquinas para trabalhar. Mesmo assim, o tempo de espera de duas semanas é 10 mil vezes melhor isso do que ter um incêndio na sua casa.

No mês passado, um dono de um MacBook Pro com tela Retina de 2015 disse que seu computador “explodiu durante um uso normal”:

Estava no meu colo e conectado à tomada. Então, do nada, começou a soltar fumaça pelos dois lados. Rapidamente coloquei-o no chão, a fumaça aumentou e ele pegou fogo. Uma fumaça com cheiro tóxico encheu minha casa, ativando os alarmos de fumaça. Ninguém ficou ferido. A situação poderia ter sido muito pior — imagine se eu estivesse em um avião.

Este é o segundo recall de produto este ano da Apple. Em abril, a empresa lançou um programa para troca de adaptadores de tomadas internacionais, porque “adaptadores de plugue podem quebrar e criar um risco de choque elétrico se forem tocados”.

Sair da versão mobile