A Apple recebeu uma patente que, segundo o Patently Apple, tem “recursos potenciais em ‘quarta’ e ‘quinta’ dimensões”. A Apple está patenteando até outras dimensões? Não exatamente. A empresa comprou patentes que podem controlar telas usando não apenas a direção dos gestos, como a intensidade da força aplicada em cada gesto.

A ideia principal é obter comandos através de superfícies, que não precisam ser teclados ou touchscreens: pode ser tocando em uma TV comum, ou fazendo gestos no ar.

Além disso, a patente descreve um feedback tátil: uma tela que vibra com seus comandos, ou uma luva que dá a sensação de toque dependendo de cada gesto.

Mas o que tudo isso significa? A patente, comprada do inventor Timothy Prior, tem inúmeras aplicações em potencial. Uma delas, claro, é jogar como no Kinect ou no Wii, usando gestos em vez de um joystick. Outra, mais futurista, é substituir teclados usando uma luva de realidade virtual, algo mais próximo a Minority Report.

Tudo isto poderia criar uma experiência super-imersiva em casa, quem sabe sendo aplicada à futura TV da Apple. Ou, como já aconteceu antes, a Apple pode simplesmente deixar isso engavetado. Mas dado que eles compraram esta e mais doze criações do inventor Timothy Pryor, que ele patenteou entre 1999 e 2006, é possível que isto se torne realidade nas mãos da Apple – só não deve ser tão cedo. [Patently Apple via CNET]