Apple registra novos Macs e iPads em agência reguladora, mas lançamento não é tão provável

Quando se trata de lançamentos de produtos, a Apple pode ter seus segredos, mas também é bem previsível. Anúncios de novos softwares acontecem entre março e junho, durante a WWDC (como aconteceu neste ano), e o hardware chega entre setembro e dezembro. • Os 13 recursos que achamos mais bacanas na versão beta do iOS […]

Quando se trata de lançamentos de produtos, a Apple pode ter seus segredos, mas também é bem previsível. Anúncios de novos softwares acontecem entre março e junho, durante a WWDC (como aconteceu neste ano), e o hardware chega entre setembro e dezembro.

• Os 13 recursos que achamos mais bacanas na versão beta do iOS 12
• Apple e Samsung encerram batalha judicial por patentes que já durava sete anos

Um novo rumor, que surgiu a partir de documentações enviadas à Comissão Econômica da Eurásia (EEC, na sigla em inglês), fez surgir algumas especulações a respeito de lançamentos nos próximos meses, mais especificamente até agosto. Mas não crie muitas expectativas.

O pessoal do 9to5Mac apontou, nesta quinta-feira (5), que a Apple enviou ao corpo executivo da Comissão Econômica da Eurásia uma papelada sobre cinco novos modelos de iPad e cinco novas configurações de Macs.

Geralmente, a Apple envia esses registros um mês antes do lançamento oficial, para passar por todos os trâmites regulatórios. Isso sugere que a empresa poderia mudar o seu cronograma padrão de lançamentos.

Não é o esquema tradicional da Apple, a não ser para pequenas atualizações de produtos. A companhia não realiza nenhum grande evento no meio do ano para lançamentos, e a última vez foi em agosto de 2006, com uma WWDC.

A companhia já colocou no mercado atualizações para o Mac Pro, MacBook Air e MacBook Pro entre julho e agosto, mas isso já faz alguns anos.

E é mais provável que tenhamos uma pequena atualização agora, se levarmos em consideração os detalhes da papelada. Os documentos sugerem que os iPads irão rodar iOS 11 e que os Macs estariam com o macOS 10.13 – ambas versões mais atuais de seus respectivos sistemas operacionais.

Como observa o 9to5Mac, geralmente a Apple atualiza o seu hardware e já coloca o mais novo software disponível. O iOS 12 deve ser lançado ao público entre setembro e dezembro, assim como o macOS Mojave (versão 10.14). Então, seria estranho a Apple lançar produtos agora, enquanto esses sistemas ainda não estão finalizados.

Porém, às vezes, a Apple é esquisita. E certamente há uma expectativa de que a linha de Macs e a de iPads sejam atualizadas antes do final do ano.

Lendo os números dos modelos – A1931, A1932, A1988, A1989 e A1990 para os Macs; A1876, A2013, A1934, A1979 e A2014 para os iPads –, temos mais uma dica do que pode estar acontecendo.

O 9to5Mac aponta que os modelos A1988, A1989 e A1990 poderiam ser novos SKUs (Unidade de Manutenção de Estoque) do MacBook Pro. Alguns benchmarks do Geekbench, divulgados no início do ano, reforçaram a possibilidade de um novo MacBook Pro com algumas melhorias no desempenho, e essa mudança deve-se ao fato de a Apple não atualizar a linha há um ano.

Quanto aos iPads, bem, é difícil dizer exatamente o que significam os números dos modelos. A Apple lançou no início deste ano seu iPad “barato”, custando US$ 330 e com suporte para o Apple Pencil. A linha Pro do iPad não é atualizada desde o ano passado, e alguns rumores sugerem a possibilidade de a Apple colocar a tecnologia Face ID no tablet. No mais, não parecem haver novidades o suficiente.

De qualquer forma, o momento da apresentação dos documentos – e alguns dos detalhes – parece estranho.

É comum a Apple entregar essa documentação à Comissão Econômica da Eurásia, e isso aconteceu quando eles lançaram o iPhone 7, Apple Watch Series 2, Apple Watch Series 1 e AirPods – sempre algumas semanas antes, a papelada estava no banco de dados da EEC. O mesmo aconteceu com o anúncio do novo Magic Keyboard e dos novos MacBooks e iPads, por exemplo.

Mas esse histórico consistente de lançamentos no EEC chegou ao fim no início deste ano. Na ocasião, a companhia registrou 11 novos números de modelos do iPhone no banco de dados, e nenhum deles foi ao mercado ainda.

Pode ser que a Apple tenha mudado a maneira como lida com essa documentação, tentando evitar furos jornalísticos. Mas nunca se sabe.

[9to5Mac]

Imagem do topo: Getty

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas