A Apple tem um caso de paixão com a safira. Tudo começou com o iPhone 5, que tem uma cobertura de safira para a câmera. Com o iPhone 5S, agora é o botão Home – com leitor de impressões digitais – que conta com o duro mineral.

E de acordo com uma patente publicada esta semana, a Apple pode estar pensando em criar telas de safira, segundo material em dureza no mundo (o primeiro é o diamante). Não dá para esperar que todas as patentes da Apple cheguem a produtos reais, mas é divertido imaginar.

A patente detalha dois processos. Num deles, duas lâminas – cada uma de um tipo diferente de safira – são fundidas em uma só. Como a safira é cristalina, a Apple pode usar uma camada externa resistente a riscos, e uma camada interna difícil de quebrar ou rachar. Esse laminado teria menos que 1 mm de espessura.

safira vidro safiraNo segundo processo, um pedaço de vidro fica entre duas camadas de safira. Para formar uma só estrutura, tudo é fundido em altas temperaturas. A ideia é reduzir o custo de preparar a safira para utilização em uma tela resistente a riscos.

Na patente, a Apple lista os produtos que poderiam usar a tela de safira: “câmeras, computadores, dispositivos móveis, relógios, telas, touchscreens…”. Talvez imaginar um Mac com tela de safira seja um exagero – mas ela poderia aparecer num iWatch, por exemplo.

Mas isso é prático? Bem… é complicado. Sendo a segunda rocha mais dura do mundo, a safira é um material caro de se obter e processar. A Apple menciona isso no pedido de patente, notando como seria difícil cortar e polir o material. É tão difícil que isso desgastaria as máquinas que processam a safira.

No entanto, esta não é uma missão impossível. A Apple já usa safira nos iPhones, e já lidou com materiais caros antes. Se ela consegue rechear o aparelho com metais raros e mantém o custo dos componentes abaixo dos US$ 200, ele deve ser capaz de descobrir como reduzir o custo da safira. Quem sabe usando uma versão artificial da safira, fabricando-a em massa?

Ter uma tela que basicamente não quebra é algo animador, é a promessa (às vezes quebrada) que o Gorilla Glass nos faz há anos. Talvez isso seja animador o bastante para fazer você trocar de smartphone. Além disso, nada seria mais luxuoso que um iPhone dourado de safira. [Patently Apple via AppleInsider]