A Apple parece estar ciente das limitações da Siri, entre elas a necessidade de uma conexão obrigatória à internet. Então ela abocanhou a Novauris, uma empresa pioneira em reconhecimento de fala, cuja equipe trabalhou em patentes e tecnologias centrais para a Siri.

A equipe da Novauris é conhecida por seu trabalho em comandos de voz processados localmente, sem necessidade de conexão à internet. Eles poderiam ajudar a Siri a funcionar offline; por enquanto, ela depende em grande parte de servidores remotos para processar seus comandos.



Na verdade, a Novauris foi adquirida no ano passado, mas na surdina. Segundo o TechCrunch, a equipe trabalha para melhorar a Siri desde o terceiro trimestre. A Apple diz que “compra empresas menores de tempos em tempos, e geralmente não discute o motivo nem planos”.

E vale notar que a Nouvaris criou produtos de reconhecimento de voz disponíveis em vários idiomas, incluindo português brasileiro – será que a Siri enfim falará nosso idioma?

A Apple vem apostando cada vez mais em comandos por voz, inclusive no Carplay para carros – onde você não pode contar com internet sempre presente e estável. Por isso, uma versão offline da Siri parece mais importante do que nunca para a empresa. [TechCrunch]