A Apple enviou convites para um evento que ocorrerá hoje, com a frase “Ei Siri, nos dê uma dica”. Esperamos por novos iPhones, como é de costume em setembro, e também por novos iPads e pela atualização da Apple TV. E você pode assistir tudo ao vivo por streaming.

O evento começa às 14h (horário de Brasília), e você poderá acompanhá-lo em apple.com/live. Mas há alguns requerimentos para fazer isso:

– Microsoft Edge em PC rodando Windows 10;

– Safari 6.0.5 ou posterior para Mac OS X 10.8.5 ou posterior;

– Safari no iOS 7 ou posterior;

– Apple TV de segunda ou terceira geração com software 6.2 ou posterior (o app Events foi atualizado).

Para a transmissão, a Apple usa a tecnologia HLS (HTTP Live Streaming) que ela mesma criou em 2009, e que é compatível com estes programas. Na lista, estão diversos softwares da própria Apple, mais o VLC, o Microsoft Edge e o navegador Chrome no Android e iOS. (No entanto, o streaming da Apple não funciona nativamente no software do Google.)

Para acompanhar o livestream através do Windows 8/7/Vista ou Linux, é preciso fazer o seguinte:

– baixe o VLC Player neste link, instale e abra o programa;

– clique em Mídia (canto superior esquerdo) > Abrir Fluxo de Rede;

– no campo que aparece, é preciso colar o link do livestream (via Reddit):

http://p.events-delivery.apple.com.edgesuite.net/15pijbnaefvpoijbaefvpihb06/m3u8/atv_mvp.m3u8

Você também pode fazer o mesmo no Android: baixe o VLC neste link, toque no botão de antena no canto superior direito e insira a URL do livestream. O vídeo completo do evento estará no YouTube, mas a Apple demora um pouquinho para colocá-lo lá.

As novidades

E o que veremos hoje? Os relatos mais confiáveis ​​sugerem que a Apple está prestes a anunciar um iPhone 6S e 6S Plus com Force Touch, uma Apple TV movida a Siri e voltada para jogos, a chegada iminente do iPad Pro e, possivelmente, até mesmo um novo iPad Mini. Nós também provavelmente ouviremos mais sobre o iOS 9 e sobre o watchOS 2, sistema do Apple Watch.

O novo iPhone 6S provavelmente terá o mesmo design do iPhone 6, mas traria um processador A9 mais rápido, um chassi mais forte – para evitar mais outro “bendgate” – e Force Touch na tela, que permite pressionar com mais força para ativar comandos adicionais. Ele aparentemente terá uma câmera de 12 megapixels que grava em 4K, mais uma câmera de 5MP com flash para selfies.

Parece que enfim a Apple TV será atualizada, com um processador muito melhor, mais memória embutida, comandos de voz através da Siri, um SDK para aplicativos personalizados e um novo controle remoto com touchpad e um conjunto de sensores.

Alguns acreditam que a Apple está tentando transformar a TV em um console de jogos; e à medida que os produtos HomeKit chegam ao mercado, parece que ela também poderia ser o centro de controle para uma casa inteligente.

Por sua vez, o iPad Pro – aparentemente com tela de 12,9 polegadas – deve ser útil para designers e outros clientes corporativos. O Force Touch e uma caneta stylus para o iPad trariam novas camadas de sofisticação para o tablet.

E, por fim, parece que teremos um iPad Mini 4 mais fino com processador A8 ou A9, bem como uma câmera melhor – seria basicamente uma forma de equipará-lo ao a iPad Air 2 maior.

Nós traremos as novidades à medida que elas forem anunciadas. Fique ligado!

Colaborou: Adam Clark Estes. Atualizado às 13h30