Donos de versões mais antigas da Apple TV em breve ficarão dependentes apenas do AirPlay se quiserem assistir a vídeos do YouTube em seus dispositivos. Isso porque a terceira geração do aparelho, lançada no ano de 2016, perderá compatibilidade com o aplicativo de vídeos do Google.

A mudança começa no início do próximo mês, segundo um porta-voz do YouTube em confirmação ao Gizmodo US. Usuários com esses dispositivos ainda poderão visualizar parte do conteúdo do YouTube em suas Apple TVs mais antigas, porém será necessário transmiti-lo de outro aparelho em vez de acessar o app diretamente do conversor.

“Estamos sempre trabalhando para garantir que nossos usuários tenham a melhor experiência no YouTube e, de tempos em tempos, precisamos fazer alterações em nossa lista de dispositivos compatíveis. A partir do início de março, o aplicativo YouTube não estará mais disponível em dispositivos Apple TV de 3ª geração”, escreveu o porta-voz do YouTube.

A mudança não afeta as gerações mais novas da Apple TV. Usuários das versões 4K e HD da Apple TV ainda poderão acessar o aplicativo do YouTube nativamente, assim como os proprietários de iPhone e iPad. Após a mudança, donos de Apple TV que também possuem dispositivos iOS poderão transmitir conteúdo do YouTube via AirPlay para qualquer Apple TV de terceira geração.

Com isso, chega ao fim a história do YouTube em versões mais antigas da set-top box da Apple. Mas a notícia chega sem muitas surpresas, já que no ano passado havia indícios de que o app de vídeos seria descontinuado nesses modelos mais velhos. Em abril de 2020, dezenas de usuários foram às redes sociais para relatar problemas de funcionalidade no aplicativo do YouTube em suas Apple TVs de 3ª geração — algo que foi corrigido por tempo depois. Outro problema surgiu em outubro e também acabou sendo consertado. Agora, pelo jeito, o suporte se encerrou de vez.