_Apple

Apple está contratando interessados em ensinar Siri a falar português do Brasil

A Siri foi lançada em 2011 e chegou a quinze países, mas o Brasil ainda não é um deles. Isso pode enfim mudar! A Apple abriu uma vaga de emprego que faz um singelo convite: “venha se juntar à equipe que ensina a Siri a entender e falar novas línguas” – o português brasileiro. Descoberta […]

A Siri foi lançada em 2011 e chegou a quinze países, mas o Brasil ainda não é um deles. Isso pode enfim mudar! A Apple abriu uma vaga de emprego que faz um singelo convite: “venha se juntar à equipe que ensina a Siri a entender e falar novas línguas” – o português brasileiro.

Descoberta pelo 9to5Mac, a vaga foi postada em 11 de junho com o título “Engenheiro de Idiomas da Siri (Localização de Serviços na Nuvem) – Português do Brasil”.

O candidato deve ter o português como língua materna; ser formado em ciência da computação, engenharia ou áreas relacionadas; programar em Java e Perl; e saber desenvolver código para iOS ou OS X.

O escolhido para a vaga vai trabalhar na Califórnia (EUA) em “reconhecimento de voz, processamento de linguagem natural, aprendizado de máquina, utilização de big data e até mesmo síntese de fala”.

Este mês, a Apple também anunciou que o OS X Yosemite e iOS 8 terão suporte a ditado em 24 idiomas, incluindo aí o português do Brasil. A função foi lançada em 2011 no iOS (2012 no Mountain Lion), e só agora está se expandindo para o nosso idioma. O Ditado usa tecnologia de voz-para-texto da Nuance.

Há algum tempo, nós vimos a Siri “entender” PT-BR com bastante jeitinho – envolvendo o app Dragon Dictation e um proxy – mas parece que a função enfim ganhará status oficial.

Quando? Isso pode demorar. No ano passado, a Apple comprou a Novauris, cujos produtos conseguem processar comandos de voz localmente, sem conexão à internet. Eles estavam disponíveis em vários idiomas, incluindo português brasileiro. Mas por enquanto, a Siri ainda requer acesso à internet e não fala português… [Apple via 9to5Mac via Tecnoblog]

Sair da versão mobile