Segundo informações divulgadas pelo colunista da Bloomberg, Mark Gurman, o iPadOS 16 pode ter seu lançamento adiado para outubro. O jornalista atribui o atraso ao Stage Manager, um recurso focado em multi-tasking e que promete mais produtividade para usuários do

tablets da Apple para trabalho.

O Stage Manager, que também chegará ao MacOS Ventura 13, permite que os usuários organizem e redimensionem livremente janelas para visualizá-las e utilizá-las simultaneamente. Quem já teve a oportunidade de testar o recurso reportou alguns erros que a Apple corre contra o tempo para corrigir.

Além disso, alguns reviews apontaram que o gerenciador de janelas não é muito intuitivo e simples de se adaptar. A expectativa é que a gigante da tecnologia faça algumas melhorias antes do lançamento da versão final do recurso.

O sistema operacional dos tablets é o único que deve ter atraso no lançamento. O iOS16, por exemplo, não deve ser afetado e está previsto para chegar em setembro juntamente com o iPhone 14.

O adiamento do iPadOS 16 possibilitará que o sistema seja lançado com o novo hardware da Apple, que de acordo com informações de Gurman, planeja lançar um iPad Pro com uma variação do novo chip M2, lançado neste ano, além de uma versão de entrada com porta de carregamento do tipo USB-C, começamdo uma transição para o novo padrão que deve ser o início do fim da era de entradas lightning nos dispositivos da marca.

Assine a newsletter do Gizmodo