_iPad

Apple vendeu 300.000 iPads no primeiro dia

Trezentos mil é um número bem grande. Mas no contexto de outros números enormes -- por exemplo, os lançamentos dos últimos produtos Apple --, não é tanto assim.

Trezentos mil é um número grande. Mas no contexto de outros números enormes — por exemplo, os lançamentos dos últimos produtos Apple –, não é tanto assim.

Primeiro, os números brutos: 300.000 iPads foram vendidos, ocasionando 1.000.000 de downloads de apps e 250.000 downloads de ebooks da iBook Store. Steve Jobs diz com outras palavras:

Os usuários do iPad, em média, baixaram mais de três apps e perto de um livro nas primeiras horas de uso do seu novo iPad.

Perto de um livro!

A primeira comparação que muitos farão é com o lançamento do iPhone, que vendeu 270.000 unidades nas primeiras 30 horas. Neste caso, 300.000 é bem impressionante, especialmente se você considerar as muitas pessoas que estão esperando pela versão com 3G, que sai mês que vem, ou mesmo pela segunda geração do aparelho. Também deve se considerar que foi um lançamento apenas nos EUA. Mas lembre-se!

Por qualquer medição normal, o iPad teve um sólido primeiro dia — não vendeu 700.000 (malditos analistas), mas passou bem acima da linha imaginária do fracasso. Mas no contexto da Apple, cujos dois modelos subsequentes de iPhones venderam mais de um milhão de unidades nos seus fins-de-semana de estreia, também passou longe de ser uma vendagem surpreendente. De fato, está quase mais para decepcionante.

O teste de verdade será no próximo mês, quando os indecisos se mostrarão atraídos ou não pelos iPads dos seus amigos. Todo mundo que já viu o meu iPad quis brincar com ele, mas eu não acho que isso se converteu em alguma compra. Veremos.

Sair da versão mobile