Um dos maiores pontos de interrogação sobre o Apple Watch é sua duração de bateria. Um porta-voz da Apple já havia dito que o dispositivo precisa ser recarregado toda noite. Agora, o 9to5Mac diz que o Apple Watch terá uma bateria que dura até três dias em standby, mas apenas 2,5 a 4 horas de uso intenso.

>>> App vazado revela detalhes ainda não anunciados sobre o Apple Watch

O 9to5Mac diz que a Apple está mirando em 19 horas de uso misto, mas talvez não consiga atingir nem isso – pelo menos, não nesta primeira geração.

Para comparar, o Moto 360 dura facilmente um dia inteiro de uso misto, e sua autonomia melhorou após uma atualização de software. Mesmo o Samsung Gear S, que é essencialmente um celular no seu pulso, dura facilmente um dia inteiro – por rodar Tizen e por ser enorme. E, claro, o Pebble pode durar quase uma semana inteira, graças à sua tela semelhante a e-ink.

Por que o Apple Watch duraria tão pouco? De acordo com o 9to5Mac, o processador se aproxima em desempenho do Apple A5; e a tela Retina possui taxa de atualização de 60 quadros por segundo. O processador e a tela consomem muita energia, o que reduz a autonomia do smartwatch. Além disso, não há muito espaço para a bateria.

Fontes dizem que a Apple provavelmente só atingirá cerca de 2-3 dias de bateria, tanto em standby como no modo “sleep” de baixa potência. A Apple também vem realizando testes de estresse na bateria do Watch com aplicativos pré-instalados e de terceiros. Nossas fontes dizem que a Apple está mirando em 2,5 horas contínuas de uso “pesado” de aplicativos, como jogos que usam muito o processador, ou 3,5 horas de uso padrão contínuo.

Se o Apple Watch for usado para acompanhar exercícios físicos, sua bateria pode durar até 4 horas de uso contínuo, diz o 9to5Mac – isso ainda parece pouco.

Fontes dizem que a Apple está tão preocupada com a bateria que decidiu lançar o Watch este ano, em vez de levá-lo ao mercado no final de 2014, para aproveitar a temporada de festas.

O Apple Watch está previsto para ser lançado no final de março, custando a partir de US$ 349. [9to5Mac]