_Google

O Google tem dois novos apps para conversas: Allo e Duo

O Google tem dois novos apps para conversa: um deles é o Allo, para mensagens de texto, e o outro é o Duo, para conversas por vídeo.

O Google tem um novo serviço de mensagens. Mais um! Não, não, mais dois: um deles chamado Allo, que tem como grande trunfo a integração com o assistente virtual anunciado mais cedo, e o outro chamado Duo, que quer simplificar ligações por vídeo.

>>> Google Assistant: um novo assistente virtual baseado em inteligência artificial
>>> Google Home: o alto-falante inteligente que vai rivalizar com o Amazon Echo
>>> As novidades do Android no Google I/O: realidade virtual, Wear e um novo nome

O Allo é vinculado ao seu número de telefone e também pode ser ligado à conta do Google, embora isso não seja necessário. Ele será lançado nos próximos meses gratuitamente para Android e iOS — nada de versão web, por enquanto.

Sua interface e recursos são exatamente o que se espera de um desses apps: as mensagens recebidas e enviadas aparecem de um jeito que você consegue identificar o que é o que, dá para incluir stickers e até mesmo aumentar ou diminuir a fonte de uma mensagem. Também dá para enviar uma foto e escrever alguma coisa nela.

Então ele é basicamente a mesma coisa que os outros apps de mensagens, certo? Sim, mas o Google aposta na força dos seus produtos para torná-lo mais atraente que os concorrentes. Mais especificamente do Google Assistant, presente dentro do Allo através de uma conversa com o @google na qual você pode fazer qualquer pergunta para ele para receber a resposta como se estivesse fazendo uma busca no Google, tudo isso sem precisar sair do app do Allo.

O assistente do Google também sugere respostas que você pode dar durante conversas com seus amigos. Se alguém envia uma foto de formatura, por exemplo, o app sugere que você responda com um “Parabéns!”. Se vocês estão discutindo comida, o app sugere restaurantes nas proximidades. Até parece bonitinho em um primeiro momento, mas não tem como não se assustar com o fato de que o Google está lendo todas as suas conversas e sabe o contexto delas.

Sobre privacidade, o Google diz que todas as mensagens são criptografadas e que ninguém na internet é capaz de ler o que você está conversando com seus amigos (além deles, claro). Se isso for pouco, você pode conversar em um modo anônimo chamado… Modo Anônimo, como o que já tem no Chrome e em outros navegadores. Neste caso, as mensagens são criptografadas de ponta a ponta, as notificações das mensagens não exibem nem o conteúdo e nem o remetente e os poderes do Google Assistant inexistem.

Google Duo

Para conversas por vídeo, o Google tem um novo app chamado Duo, que promete ser simples e rápido. Para começar, ele começa a exibir o vídeo de quem está ligando para você antes mesmo que você atenda a ligação.

O Duo tem uma interface bastante simplificada. Ao abrir o app, a sua câmera frontal é ativada e você consegue se ver. E aí é só tocar em um dos círculos com seus contatos para ligar para um deles. Não dá para fazer ligações em grupo – só de uma pessoa para outra.

O Duo também usa o seu número de telefone e será lançado gratuitamente para Android e iOS.

Sair da versão mobile