Tecnologia

Arábia Saudita terá 1º trem de luxo atravessando o deserto; conheça

"Dream of the Desert" é o primeiro trem de luxo especialmente destacado para fazer "cruzeiro ferroviário" pelo país saudita
Imagem: Divulgação/SAR

A empresa de transporte ferroviário SAR (Saudi Arabia Railways) e o Italian Arsenale Group, que gerencia viagens de trem de luxo, irão lançar o serviço de trem Dream of the Desert na Arábia Saudita. Ele deve chegar ao país em meados de 2025, com os primeiros passageiros pagantes a partir de novembro, segundo o jornal Saudi Gazette.

Rota do trem de luxo árabe

Arsenale Spa/SAR

Imagem: Arsenale Spa/SAR

Primeiro trem de luxo para “cruzeiro ferroviário” pela Arábia Saudita, ele irá operar em uma rota de 770 milhas (1,2 km) da capital Riad até Al-Qurayat, fronteira norte com a Jordânia. O roteiro irá incluir, entre as paisagens desérticas da Arábia Saudita, uma parada na cidade de Hail.

A rota promete “programas culturais selecionados” para os hóspedes, bem como “itinerários turísticos exclusivos que se integram perfeitamente à viagem de trem”.

Design tradicional

Imagem: Arsenale Spa/SAR

O veículo terá 40 luxuosas cabines e capacidade máxima de 80 passageiros, com o design que se inspira no “estilo e tradição saudita”. A intenção é proporcionar viagens de luxo no estilo Orient Express, colaboração entre o Arsenale Group e o Accor Group inspirada no período “La Dolce Vita”.

Projetado pela arquiteta e designer libanesa Aline Asmar d’Amman, o Dream of the Desert traz tons arenosos, dourados, beges e escuros e os corredores têm obras de arte e fotografias locais. Segundo a CNN Travel, os lounges se inspiram nas salas sauditas, enquanto a decoração dos quartos tem um estilo Art Déco. O menu também vai contar com chefs nacionais e internacionais.

Investimento no turismo saudita

Imagem: Arsenale Spa/SAR

Imagem: Arsenale Spa/SAR

O Arsenale Group investiu mais de SR$ 200 milhões (aproximadamente R$ 314,7 milhões) no Dream of the Desert. De acordo com Paolo Barletta, CEO do conselho de diretores, os estágios iniciais de produção do trem  começaram recentemente na Itália.

Investindo fortemente no turismo internacional, a Arábia Saudita está desenvolvendo uma cidade modelo no deserto do noroeste do país. Anteriormente, um documentário mostrou que a construção da megacidade NEOM matou mais de 21 mil trabalhadores. Leia mais no Giz Brasil.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas