Arizona suspende testes com carros autônomos depois de incidente fatal envolvendo o Uber
O Estado do Arizona ordenou que o Uber pare com os testes de carros autônomos nas ruas do estado em resposta ao incidente fatal de semana passada na cidade de Tempe.
• Vídeo de acidente fatal com Uber autônomo mostra vítima aparecendo do nada na estrada
• Bêbado dorme no Uber, acorda em outro estado e paga mais de R$ 5.000 por corrida
O governador do Arizona, Doug Ducey, enviou a Dara Khosrowshahi, CEO do Uber, uma carta na segunda-feira (26), explicando os motivos que o levaram a ordenar que o Departamento de Transportes do Arizona suspendesse a permissão do Uber de conduzir testes com carros autônomos no estado.
Na carta, Ducey descreve os vídeos do painel do carro liberados pela polícia como “perturbadores e alarmantes”. As imagens mostram um carro autônomo atingindo Elaine Herzberg enquanto ela cruzava a rua de bicicleta.
Ducey chamou o incidente de uma “inquestionável falha” com as expectativas do Arizona em priorizar a segurança pública durante testes de carros autônomos.
Breaking: @dougducey suspends @uber autonomous vehicle testing pic.twitter.com/BqVjC74qAa
— David Shepardson (@davidshepardson) March 27, 2018
Quando o Uber decidiu iniciar os testes com esses veículos em 2016, Ducey acolheu a empresa “de braços e ruas abertas”. Em março do ano passado, o governador permitiu inclusive que empresas de tecnologia iniciassem testes de carros autônomos sem a presença de um motorista no veículo. Um “humano operador de segurança” estava presente no carro que atingiu Herzberg.
O Uber respondeu publicamente à carta de Ducey com um tweet, afirmando que a companhia “proativamente suspendeu as operações autônomas em todas as cidades imediatamente após o trágico incidente da semana passada” e que irá “manter o diálogo aberto com o escritório do governador para abordar quaisquer dúvidas que ele tenha”.
We proactively suspended self-driving operations in all cities immediately following the tragic incident last week. We continue to help investigators in any way we can, and we’ll keep a dialogue open with the Governor’s office to address any concerns they have. https://t.co/G2fzooa3GO
— Uber Comms (@Uber_Comms) March 27, 2018
A empresa encerrou os testes com carros autônomos em Tempe, Pittsburg, San Francisco e em Toronto. A companhia disse por um email ao Gizmodo que atualmente não possui plano de reiniciar os testes com os veículos.
Daniel Scarpinato, porta-voz do governador Ducey, disse à Associated Press que, caso o Uber volte a testar os carros autônomos, estes veículos não serão permitidos no Arizona.
Imagem de topo: Eric Risberg/AP