Guerras de Nerfs são bem divertidas… até que de repente elas não são. Em um novo estudo publicado no BMJ Case Reports, uma dupla de doutores no Moorfields Eye Hospital, em Londres, alertam sobre os perigos das armas de brinquedo, que podem causar sérios danos aos seus olhos se os seus amigos estiverem sendo estúpidos.

O estudo avaliou três incidentes separados no período de três meses em que pacientes se apresentaram na emergência do hospital com danos aos olhos causados por armas Nerf. Em um caso, uma das armas foi carregada com balas não oficiais cuja cabeça é mais firme, de acordo com a CNN. Depois de terem sido atingidos por dardos na cabeça, dois pacientes adultos e uma criança de 11 anos foram internados com hemorragia ocular.

Caso não seja claro o suficiente, hemorragia ocular não é algo bom. Ela resulta em dores, dores de cabeça e visão turva. Com complicações, as feridas podem resultar em sérios danos aos olhos, como o glaucoma, uma doença que pode levar a cegueira.

“Significantes danos causados por armas Nerf não foram registrados na literatura, até onde sabemos”, escrever os doutores. “Este artigo serve para alertar sobre os sérios danos que as armas Nerf podem causar aos olhos”.

Os doutores sugerem que proteção ocular poderia ser sugerida antes de iniciar uma guerra de Nerfs. Se você quiser evitar ficar cego enquanto brinca com uma, este talvez seja um bom conselho. Faça como os profissionais:

Ah, e mais uma dica, não mire em rostos.