
Arqueólogos confirmam que estátua nua da Polônia tem 6 mil anos
Na última segunda-feira (23), arqueólogos confirmaram que uma estátua encontrada por um fazendeiro na Polônia tem mais de seis mil anos.
Em 2022, o fazendeiro descobriu a estátua de calcário com cerca de 12 centímetros em uma vila próxima à cidade de Kolobrzeg, no noroeste polonês, perto do Mar Báltico. Por representar uma figura feminina, possivelmente uma divindade da fertilidade da mitologia báltica, a estátua recebeu o nome de “Vênus de Kolobrzeg”.
Desde o século 19, quando um arqueólogo francês descobriu uma estátua de marfim batizou de “Vênus impudica”, criou-se uma tendência de usar esse nome para estátuas paleolíticas de figuras femininas.
Aliás, a “Vênus impudica”, por estar nua, é uma referência à Vênus pudica, que significa “modesta”. A Vênus Pudica é um tipo de estátua do período clássico da Roma Antiga representando a deusa da fertilidade — roubada da mitologia grega.
Desse modo, com seis mil anos, a estátua da Polônia antecede o período romano em milhares de anos, mas segue a tendência arqueológica.
Aliás, segundo os arqueólogos que confirmaram a idade da “Vênus de Kolobrzeg”, os criadores da estátua neolítica foram os primeiros agricultores da costa do Mar Báltico.
Importância da estátua de seis mil anos para a Polônia
Além do calcário bege, o artefato conta com organismos marinhos fossilizados, como conchas de lesmas. Por isso, especialistas consideram a figura “uma representação de grande habilidade artística”.

Museu de Armas da Polônia em Kolobrzeg/Divulgação
Um comunicado do Museu de Armas da Polônia em Kolobrzeg destaca que as proporções, estilisticamente distorcidas, enfatizam uma simbologia.
A estátua de seis mil anos tem quadris e seios exagerados em relação às pernas e ao rosto, se alinhando à iconografia de fertilidade de civilizações antigas.
Os arqueólogos acreditam que a estátua de seis mil anos servia para rituais na Polônia primitiva. A hipótese surgiu pelas“marcas de alisamento, similarmente ao modo como alguém esfrega um amuleto”.
Mas o que encantou os arqueólogos e o museu da Polônia é o material e a localização. Geralmente, estátuas de Vênus do período neolítico são de argila e com escassa presença no norte da Europa.
Artefatos similares já foram encontrados na Turquia, em Israel e no sul da Europa, elevando a importância do achado na Polônia pelo alcance geográfico e cultural.
Aleksander Ostasz, diretor do museu, disse ao National Geographic da Polônia que a estátua de seis mil anos é “o achado do século”, já que os arqueólogos precisaram de três anos para confirmar a autenticidade e origem do objeto.