Arqueólogos descobrem templo romano do século 2 d.C. na Holanda
Arqueólogos descobriram um antigo santuário romano do século 2 d.C, relativamente intacto, na província holandesa de Gelderland.
A descoberta foi feita inicialmente por pesquisadores voluntários, que encontraram artefatos em 2021 e alertaram as autoridades do país. Isso motivou uma escavação maior no local — dessa vez, conduzida por especialistas.
Segundo informou a agência de patrimônio cultural da Grécia, foram encontrados restos de ídolos, várias pedras votivas (colocadas para homenagear alguém falecido) e altares dedicados a diferentes deuses e deusas. “Isso é muito excepcional para a Holanda, mas também para todo o mundo”, disse a Agência do Patrimônio Cultural grega, em comunicado.
A instituição ainda alega que nunca foi visto um complexo arqueológico tão completo no país. A riqueza de fragmentos de esculturas em calcário também é inédita.
Já foram revelados vários santuários romanos na Holanda, mas este é o primeiro templo encontrado bem na extensão máxima das fronteiras que o Império Romano estabeleceu à época — próximo à cidade de Limes.
O santuário teria sido usado principalmente por soldados. Esse hábito pode ser atestados pelos carimbos nas telhas. A fabricação de telhas, afinal, era uma atividade do exército naquela época.
Partes de arreios de cavalos, partes de armaduras, pontas de lanças e lanças inteiras também foram encontradas. Dezenas de pedras votivas foram erguidas por oficiais de alta patente do exército romano.
Várias dessas peças serão expostas no Museu Valkhof, em Nijmegen, maior cidade da província de Gelderland.