
Arqueólogos desenterram teatro perdido da Sicília do século 2 a.C

Uma equipe internacional de arqueólogos descobriu um antigo teatro semicircular, ou auditório conforme a tradição grega, na antiga cidade de Agrigento, na Sicília (Itália).
Agrigento fez parte da civilização grega no Mediterrâneo, fundada em 580 a.C. por colonizadores de Rodes. Rapidamente, a cidade ao sul da Sicília se tornou uma a mais importante colônia grega da ilha italiana e a descoberta do teatro destaca essa posição.
O famoso ginásio de Agrigento, onde jovens estudavam e praticavam esportes, foi onde os arqueólogos encontraram o teatro, com capacidade para 200 pessoas sentadas.
De acordo com a Universidade Livre de Berlim, os pesquisadores descobriram o teatro em março deste ano, durante escavações no complexo do ginásio. Eles afirmam que o teatro no ginásio da antiga cidade grega na Sicília data do século 2 a.C.
Desse modo, a estrutura semicircular é o primeiro exemplo de um auditório grego, sendo 300 anos mais antigo que outros teatros de ginásio.
Teatro destaca importância da Sicília na Grécia Antiga, segundo arqueólogos
Além de ser a inspiração para o formato dos anfiteatros romanos que surgiram nos séculos seguintes, o teatro destaca a importância histórica e arquitetônica da cidade da Sicília.
O teatro também é uma prova de como a Grécia Antiga enxergava a educação, valorizando tanto o intelecto quanto o bem-estar físico. Isso porque os arqueólogos encontraram inscrições em grego mencionando um projeto de renovação do vestiário do ginásio.
A construção era financiada por um cidadão, que dedicou as obras a Hermes e Héracles, divindades gregas associadas ao desenvolvimento atlético e educacional.
“Nas cidades da Grécia Antiga, o ginásio era o principal lugar para rapazes treinarem o físico e o intelecto para seus futuros papéis como cidadãos. O ginásio era um espaço híbrido entre escola e centro esportivo. A partir do século 4 a.C, as cidades gregas tinham grandes complexos, com pistas de corrida, instalações para banho e cômodos onde os rapazes poderiam estudar e treinar”, afirmam os arqueólogos em um comunicado da Universidade Livre de Berlim.

Foto de drone mostra o complexo do ginásio, com o teatro onde está escrito “auditorium”. Imagem: Universidade Livre de Berlim/Divulgação
Ao lado do teatro, os arqueólogos encontraram um cômodo com 11 metros de altura por 23 metros de largura, mobiliado com bancos. Esse espaço secundário servia para aulas, apresentações e competições escolares, reforçando a dupla função do ginásio.
Apesar do Império Romano conquistar a Sicília um século após a fundação do teatro, a descoberta dos arqueólogos mostram a persistência de tradições gregas.
As inscrições, aliás, mostram o uso do grego como linguagem oficial e o ginásio servindo como uma importante instituição para transmitir valores da sociedade grega.