Arqueólogos encontram flautas de ossos de 12 mil anos em Israel
Arqueólogos encontraram sete flautas de 12 mil anos feitas de ossos de pássaros no sítio pré-histórico Eynan-Mallaha, no norte de Israel. Os pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém e do Centro de Pesquisa Francês em Jerusalém descreveram os artefatos na revista Scientific Reports. ELes afirmam que as flautas imitam cantos de aves de rapina.
Os objetos estavam junto a um amontoado de 1.100 ossos de pássaros e surgiram em escavações do ano passado. A flauta que estava intacta tem menos de 6,5 centímetros de comprimento. Estes são alguns dos menores instrumentos musicais pré-históricos que se conhece até o momento, afirmou Laurent Davin, autor principal do estudo, ao site Live Science.
As flautas contêm resíduos na cor ocre. Então, os pesquisadores acreditam que os artesãos que fizeram os instrumentos pintaram os ossos de vermelho. Alguns desgastes nos objetos indicam que eles também podem ter prendido os ossos com uma corda para que se carregasse a flauta junto ao corpo.
Eynan-Mallaha é um sítio arqueológico descoberto na década de 1950. Por lá viveram os natufianos, um grupo mesolítico composto pelos últimos caçadores-coletores do Levante, em cerca de 9.000 a.C. Os arqueólogos acreditam que pessoas destes grupos produziram as flautas.
Os pesquisadores criaram uma réplica da flauta que estava intacta usando um software de computador. Eles descobriram que os instrumentos produzem um som agudo semelhante ao de gaviões-da-europa (Accipiter nisus) e de peneireiros-euroasiáticos (Falco tinnunculus), da família dos falcões. Confira abaixo:
Os arqueólogos acreditam que os natufianos usavam os aerofones para atrair suas presas enquanto caçavam, para tentar se comunicar com os pássaros ou simplesmente para produzir música. Há muitos ornamentos com garras de aves na região, o que sugere que a cultura natufiana valorizava estes animais.
Estas flautas são os únicos instrumentos musicais claramente identificados na pré-história do Levante, e os mais antigos conhecidos no mundo que imitam cantos de pássaros.