_Ciência

Arqueólogos mostram quarto de escravos nas ruínas de Pompeia

A grande câmara estava bem preservada durante as escavações na cidade soterrada.

Arqueólogos descobriram o que deve ser uma sala de escravos durante escavações recentes na cidade soterrada de Pompeia, na Itália.

Três camas, alguns vasos e uma caixa com freios para cavalos foram encontrados na bem preservada e grande câmara de aproximadamente 16 metros quadrados em um terreno próximo à cidade antiga. Os achados foram descritos pelo Parque Arqueológico da Pompeia. 

O cômodo provavelmente servia aos senhores da casa como depósito e, ao mesmo tempo, como acomodação sem adornos para os escravos. “Aqui vemos algo que normalmente permanece nas sombras”, disse Gabriel Zuchtriegel, diretor do Museu de Pompeia. O pesquisador explica que a nova descoberta oferece a chance de conhecer mais sobre a vida dos escravos.

Foto: Parque Arqueológico de Pompeia.

Pelo menos três escravos devem ter dormido no quarto. As camas eram simples berços de madeira com cordas para serem cobertos com panos ou tapetes. Duas camas tinham cerca de 1,70 m de comprimento, uma -provavelmente para uma criança- 1,40 m. 

Foto: Parque Arqueológico de Pompeia.

Além disso, no meio do quarto, que tinha apenas uma janelinha, havia uma caixa de madeira com freio e metal, e uma barra encostada na cama. Isso pertencia a um carro alegórico que foi descoberto na sala ao lado no início do ano. “Não esperávamos encontrar um quarto assim. Frequentemente passamos por ele”, observou Zuchtriegel. 

Os restos mortais de três cavalos foram descobertos em uma sala adiante em 2018, o que já tinha causado sensação na equipe. A antiga cidade de Pompeia fica próxima ao vulcão Vesúvio. Durante as erupções em 79 d.C., cinzas, lama e lava enterraram os assentamentos e preservaram parcialmente a cidade. Pompeia foi redescoberta no século XVIII. O sítio arqueológico é um dos pontos turísticos mais populares da Itália e sempre guarda achados sensacionais. 

Dario Franceschini, Ministro da Cultura do país, disse na publicação que a descoberta em Pompeia mostra que hoje o sítio arqueológico se tornou não só um destino entre os mais procurados do mundo, mas também um lugar onde são feitas pesquisas e novas tecnologias são testadas. 

[Pompeii]

Sair da versão mobile