Criado por Steven Holl, o gigantesco Horizontal Skyscraper com 120.445m² de área flutua acima da superfície usando apenas oito pilares. Para dar uma ideia de como ele é enorme: este edifício tem comprimento igual à altura do Empire State Building, edifício mais alto de Nova York e um dos maiores do mundo.

Mas ao contrário do Empire State, o Horizontal Skyscraper – Vanke Center tem apenas 35m de altura, "misturando-se" com a paisagem ao redor, refletida literalmente nas grandes piscinas que decoram o jardim tropical abaixo dele. Por trás das longas janelas de vidro, o edifício oferecerá vistas panorâmicas do mar à frente dele, e das montanhas atrás.

Veja todas as imagens em uma só página clicando aqui

O Vanke Center tem um hotel, espaço comercial e de escritórios e uma área residencial. Ele foi inaugurado em dezembro na cidade de Shenzhen, na China – onde se encontra a maior fábrica da Foxconn, conhecida pelos constantes suicídios de seus funcionários. Bem, do jeito que este edifício é alto e cheio de janelas, não vai ter funcionário da Foxconn em nenhum desses lugares. [ArchDaily]