_Ciência

Artemis 1 viajará para a Lua com peça da Apollo 11 e rocha lunar

Itens fazem parte de um kit contendo mais de 120 quilos de artefatos e lembranças. Viagem da Artemis 1 está prevista para 29 de agosto sem tripulação

Artemis 1 viajará para a Lua com peça da Apollo 11 e rocha lunar

Imagem: NASA/Divulgação

A missão Artemis 1 não levará astronautas em sua viagem ao redor da Lua. Entretanto, a NASA pretende colocar milhares de artefatos e lembranças a bordo do foguete, incluindo uma pequena rocha lunar recolhida há mais de 50 anos pelos astronautas da missão Apollo 11.

A amostra lunar faz parte do chamado “Kit de Voo Oficial” do Artemis 1 – OFK, na sigla em inglês. Desde a década de 1960, virou uma espécie de tradição na NASA levar a bordo dos foguetes itens que remetem a símbolos culturais ou que serão utilizados para homenagear o esforço de pessoas envolvidas na exploração espacial.

No caso da Artemis 1, quase 10 mil relíquias –pesando cerca de 120 kg– viajarão até a Lua e retornarão à Terra. Na lista estão, por exemplo, um parafuso do motor da Apollo 11, um patch da Apollo 17, além de um medalhão comemorativo da Apollo 8.

O pacote também inclui bandeiras, adesivos, pins, emblemas e alfinetes de lapelas, que posteriormente serão distribuídos para funcionários que contribuíram de alguma forma para este lançamento. Tem ainda 100 patches da missão Artemis 1, que depois serão entregues aos alunos que participam de desafios estudantis da NASA.

Aqueles que preencheram um formulário da NASA no início do ano, também terão seus nomes gravados em um pendrive e colocados junto com o OFK.

Entre os itens curiosos, estão um cartão postal do filme “Viagem à Lua”, de 1902; uma réplica impressa em 3D da deusa Artemis; bem como um Snoopy de pelúcia que servirá como um “indicador zero-g”, enquanto a cápsula Órion órbita a Lua.

Snoopy que viajará a bordo da Artemis 1

Além disso, é previsto o envio de sementes de árvores e plantas. No retorno à Terra, será possível fazer experimentos para entender os efeitos do espaço profundo sobre essas sementes.

Se tudo ocorrer como o planejado, a primeira oportunidade de lançamento da Artemis 1 será na manhã do próximo dia 29 de agosto. A missão consiste em testar no espaço o enorme foguete SLS e a cápsula Órion, simulando como seria uma viagem real de ida até a Lua e o retorno à Terra.

Sair da versão mobile