_Curiosidades

Os artigos mais visitados na Wikipedia em 2019 mostram que o entretenimento está com tudo

Mais de 260 bilhões de pessoas acessaram uma página da Wikipedia em 2019, e aparentemente a maioria dessas pessoas compartilhavam de uma mesma pergunta: o que diabos eu acabei de assistir? A Wikipedia revelou seus artigos mais populares em inglês neste ano e publicou em seu blog numa lista compilada pelo pesquisador Andrew West. Praticamente […]

Logo da Wikipedia

Crédito: AP

Mais de 260 bilhões de pessoas acessaram uma página da Wikipedia em 2019, e aparentemente a maioria dessas pessoas compartilhavam de uma mesma pergunta: o que diabos eu acabei de assistir?

A Wikipedia revelou seus artigos mais populares em inglês neste ano e publicou em seu blog numa lista compilada pelo pesquisador Andrew West. Praticamente todas as principais páginas estão relacionadas a filmes, séries de TV e jogos de videogame que dominaram as conversas nas nossas redes sociais em algum momento.

Isso fica evidente quando olhamos a página mais acessada na Wikipedia em 2019: Vingadores: Ultimato, a conclusão da história de mais de uma década da Marvel e que também foi o filme mais pesquisado no Google neste ano, conforme as estatísticas do buscador.

O artigo da Wikipedia de Vingadores: Ultimato registrou 44 milhões de visualizações de página durante o ano, de acordo com a publicação no blog da enciclopédia. Provavelmente as pessoas visitaram o artigo para entender melhor o enredo cheio de viagens no tempo.

Outros fenômenos midiáticos também aparecem na lista dos artigos mais populares, como a série Game of Thrones e o filme Coringa, de Todd Phillips.

“Dezesseis dos 25 principais artigos estão relacionados com produtos de entretenimento consumidos nos cinemas e nos celulares. Pelo menos cinco deles estão relacionados diretamente pelo domínio dos filmes de super-heróis, incluindo os três filmes lançados pela Marvel em 2019”, afirmou o post.

Algumas das principais páginas também parecem ter tido um empurrãozinho dos produtos de mídia: o desastre de Chernobyl aparece na quinta colocação, provavelmente devido à minissérie da HBO sobre o incidente, e Ted Bundy, o assassino em série que é personagem da série da Netflix Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal está no top 3, com quase 30 milhões de visualizações de página.

Contrariando essa tendência, a lista de pessoas famosas que morreram em 2019 ficou logo atrás da página do filme Vingadores: Ultimato, com quase 37 milhões de visualizações de páginas (para efeito de comparação, a lista de mortes do ano passado ficou em primeiro lugar, superando até mesmo a Copa do Mundo e o outro sucesso da Marvel, Vingadores: Guerra Infinita).

Além disso, a cantora Billie Eilish foi a única artista cuja página da Wikipédia esteve entre 10 primeiros lugares. Seu primeiro álbum, When We All Fall Asleep, Where Do We Go?, estreou na primeira posição da lista da Billboard 200 em março, e ao escrever este post eu descobri que ela é a primeira pessoa nascida nos anos 2000 a conseguir esse feito.

Estão são as 10 páginas em inglês da Wikipedia que foram mais acessadas em 2019:

  1. Avengers: Endgame (Vingadores: Ultimato), 43.847.319 visualizações de página
  2. Deaths in 2019 (Mortes em 2019), 36.916.847 visualizações de página
  3. Ted Bundy, 29.062.988 visualizações de página
  4. Freddie Mercury, 26.858.123 visualizações de página
  5. Chernobyl disaster (Desastre de Chernobyl), 25.195.814 visualizações de página
  6. List of highest-grossing films (Lista dos filmes de maior bilheteria), 24.547.640 visualizações de página
  7. Joker (Coringa), 22.062.357 visualizações de página
  8. List of Marvel Cinematic Universe films (Filmes do Universo Cinematográfico Marvel), 21.467.603 visualizações de página
  9. Billie Eilish, 19.638.478 visualizações de página
  10. Keanu Reeves, 16.622.576 visualizações de página

O post no blog da Wikipedia apresenta a lista com os 25 artigos mais populares, se você estiver curioso. Eles também compilaram as 5 mil mais acessadas, que você pode conferir aqui.

Infelizmente não há dados locais do Brasil, mas já dá para ter uma ideia do que as pessoas foram atrás – aliás, uma olhada na retrospectiva do Google é um bom indício do que rolou na Wikipedia brasileira.

Sair da versão mobile