Parece que dá para chegar ao espaço subindo na árvore desta foto

Olhe bem esta foto do Polo Norte Celeste. É quase se você conseguisse perceber a Terra rodando diante dos seus olhos. E isso não está totalmente errado — a trilha das estrelas capturada numa série de longas exposições pelo fotógrafo Jerónimo Losada reflete os movimentos diários do nosso pontinho azul no Universo. Tirada no começo […]

Olhe bem esta foto do Polo Norte Celeste. É quase se você conseguisse perceber a Terra rodando diante dos seus olhos. E isso não está totalmente errado — a trilha das estrelas capturada numa série de longas exposições pelo fotógrafo Jerónimo Losada reflete os movimentos diários do nosso pontinho azul no Universo.

Tirada no começo do mês, a foto é a imagem do dia da NASA. Aqui está uma pequena explicação sobre o que você está vendo:

A imagem foi obtida em um período de aproximadamente duas horas, com uma série de exposições consecutivas de 30 segundos de duração na noite de 5 de outubro. Elas foram feitas com uma câmera digital fixada num tripé perto de Almadén de la Plata, província de Sevilha, no sul da Espanha, planeta Terra. Claro, as graciosas trilhas de estrelas refletem a rotação diária da Terra em torno de seu eixo. Por extensão, o eixo de rotação leva ao centro dos arcos concêntricos no céu à noite. Conveniente para fotógrafos e navegadores, a brilhante estrela Polaris está bem próxima do Polo Norte Celeste e, por isso, faz o pequeno e brilhante rastro no espaço central entre os galhos.

Parece até que dá para saltar do galho mais alto e ir parar no espaço sideral. Seria muito louco. [NASA]

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas