_Tecnologia

As 100 melhores invenções de 2021, segundo a Time

Vacinas contra Covid-19 e malária, um robô que oferece apoio emocional para crianças hospitalizadas e um foguete de Jeff Bezos. Veja a lista completa

Todo ano a revista Time elege as 100 principais invenções do planeta. Na lista de 2021, é possível encontrar uma sequência de respeito — como vacinas, um robô que cuida emocionalmente de crianças, um celular dobrável, um tênis fácil de calçar e um foguete de Jeff Bezos, por exemplo.

Para realizar a seleção, a revista fez uma primeira curadoria a partir de indicações de editores e correspondentes no mundo todo. Depois, os candidatos foram avaliados em uma série de fatores, como originalidade, criatividade, eficácia, ambição e impacto.

Entre as inovações, o destaque fica com as vacinas contra a Covid, feitas a partir de diferentes tecnologias. Outra vacina que entrou na lista é contra a Malária, aprovada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em outubro e considerada um feito histórico.

Houve também destaque à categoria acessibilidade, com o tênis Go FlyEase, da Nike. Seu principal atrativo é a facilidade de ser calçado, sem precisar da ajuda das mãos — o que pode ajudar pessoas com deficiência a ter mais independência.

Na área de robótica, a menção fica com “Robin, the Robot”, um robô desenvolvido para dar um apoio emocional a crianças hospitalizadas.

Entre os eletrônicos, o modelo Galaxy Z Flip 3 ganhou destaque. A nova geração de celulares dobráveis da empresa aposta no design dos antigos aparelhos com flip, mas que, quando abertos, viram um smartphone com tela sensível ao toque.

O foguete New Shepard, da Blue Origin — companhia do bilionário americano Jeff Bezos –, que deu um novo passo na era do turismo espacial em 2021 também foi destaque.

Você pode ver a lista completa abaixo.

Cuidados médicos

Eletrônicos

Acessibilidade

Aplicativos e Software

Beleza

Bem-estar

Bem Social

Brinquedos e jogos

Comida e bebida

Conectividade

Design

Educação

Entretenimento

Estilo

Experimental

Finança

Paternidade

Produtividade

Realidade aumentada e realidade virtual

Robótica

Saúde doméstica

Sustentabilidade

Transporte

Viajar

Sair da versão mobile