_Curiosidades

As 5 matérias mais lidas da semana do Gizmodo Brasil

Oliveira de 3 mil anos, Nothing Phone 1, Peaky Blinders e mais. Confira os posts queridinhos dos leitores do Gizmodo Brasil na semana que passou

Imagem: Reprodução/Pixabay

Na semana que passou, o maior peixe de água doce do mundo, pescado no Cambodja, foi destaque absoluto (novamente). Uma árvore de azeitonas chamou a atenção por, apesar de ter 3 mil anos, ainda dar frutos. A expectativa sobre o lançamento Nothing Phone 1 só cresceu, a vida secreta dos ácaros da pele do nosso rosto chamou muitos cliques e a verdadeira história dos Peaky Blinders finalizou nosso top 5. Vem com a gente.

Maior peixe de água doce do mundo é pescado no Cambodja

Pela segunda semana (e contando), esta foi a matéria mais lida. Para relembrar: uma enorme arraia, pesando quase 300 kg, foi capturada por um pescador no Cambodja. Os especialistas pouco sabem sobre a espécie. O pescador de 42 anos pegou o peixe perto de uma ilha remota no rio Mekong — que atravessa a China, Mianmar, Laos, Tailândia, Camboja e Vietnã. O sortudo foi compensado pelo preço de mercado do peixe — cerca de US$ 600 (pouco mais de R$ 3 mil). Leia mais clicando aqui. 

Oliveira mais velha do mundo tem 3 mil anos e ainda dá azeitonas

É quase inimaginável que uma árvore possa viver 3 mil anos e ainda dar frutos. Mas uma oliveira na ilha grega de Creta conseguiu esse feito. A chamada “oliveira de Vouves” tem um tronco com 12,5 metros de circunferência e seus frutos milenares produzem o melhor azeite do mundo. Em 1990, a oliveira de Vouves foi declarada Monumento Natural, devido ao seu status de árvore mais antiga do mundo do seu tipo. Saiba mais aqui .

Entenda o hype sobre o lançamento do Nothing Phone 1

A marca é nova, porém a expectativa sobre seu aparelho é grande. A Nothing é uma nova marca fundada pelo sueco Carl Pei. O Nothing Phone 1 é o primeiro smartphone desenvolvido pela nova marca de Pei, que já tinha lançado um fone de ouvido sem fio, o Nothing Ear 1. Por enquanto, sabe-se oficialmente que o smartphone terá um processador da Qualcomm, e rodará um sistema operacional enxuto com design minimalista, o Nothing OS, baseado no Android. Saiba mais sobre o aparelho aqui. 

Conheça a vida secreta dos ácaros que habitam a pele do rosto

Cientistas britânicos conseguiram sequenciar os ácaros microscópicos que habitam nossa pele. São aracnídeos de 0,3 mm de tamanho, transmitidos da mãe para o bebê durante o nascimento. Eles passam a vida inteira nos folículos pilosos do rosto e mamilo, enquanto se alimentam do sebo liberado naturalmente pelas células dos poros. Interessante, não? Conheça mais sobre a vida desses companheiros invisíveis clicando aqui. 

Peaky Blinders: conheça a história real que inspirou a série

A série é um sucesso, disponível na Netflix, mas nem todos sabem que trata-se de uma série histórica. A trama remonta a história europeia do final do século 19 e início do século 20, desde o fim da Primeira Guerra Mundial, passando pela ascensão do comunismo e movimentos operários, até fascismo e nazismo. Conheça detalhes dessa história clicando aqui. 

 

 

Sair da versão mobile