_CES 2019

As coisas mais legais que vimos na CES 2019

A CES 2019 acabou nesta sexta-feira (11). Foi uma semana doida com centenas de lançamentos, como sempre. Entre os milhares de estandes, pudemos dar uma olhada no que deve chegar ao mercado num futuro próximo, e neste post separamos o que vimos de mais legal nesta edição da feira. TV retrátil e 8K A resolução […]

Logotipo da CES

David Becker/Getty Images/AFP

A CES 2019 acabou nesta sexta-feira (11). Foi uma semana doida com centenas de lançamentos, como sempre. Entre os milhares de estandes, pudemos dar uma olhada no que deve chegar ao mercado num futuro próximo, e neste post separamos o que vimos de mais legal nesta edição da feira.

TV retrátil e 8K


A resolução 8K começa a pavimentar o seu caminho em 2019. Todas as grandes marcas de TV, incluindo LG, Samsung, Sony e TCL, anunciaram televisores enormes 8K. O conteúdo ainda deve demorar para chegar, mas as companhias afirmam que já existem vantagens em ter um modelo desse em casa. A parte boa de uma resolução mais alta chegando é que as TVs 4K devem ficar cada vez mais baratas.

Entre os televisores em si, o lançamento mais bacana da CES foi a TV retrátil da LG. Essa ainda é 4K, mas tem uma tecnologia muito doida por trás, além de ser super bonita.

AirPlay 2 da Apple em TVs

A Apple roubou a cena na CES, mesmo não participando da feira. Primeiro, a companhia colocou um anúncio gigantesco em um hotel próximo ao centro de convenções onde acontece a CES, destacando sua prioridade com a privacidade e fazendo um trocadilho com a famosa frase de Las Vegas.

“O que acontece em seu iPhone, fica no seu iPhone”. Crédito: David Becker/Getty Images/AFP

Em seguida, grandes marcas anunciaram que suas novas TVs terão suporte ao AirPlay 2. Isso significa que os consumidores poderão transmitir conteúdos direto do iPhone, iPad ou Mac para os televisores. Samsung, Sony e LG são algumas das fabricantes que terão suporte.

Royole FlexPai


O smartphone dobrável pode não funcionar bem ainda, mas pelo menos conseguimos ver algo que já está disponível no mercado. A experiência com o Royole FlexPai ainda é péssima: ele trava bastante, é pesado e tem um visual esquisito na traseira. Mas mexer nele te faz se sentir no futuro. A onda de displays flexíveis deve começar a engrenar a partir desse ano, com a Samsung lançando um aparelho nesse mesmo naipe. Isso sem contar que a LG tem uma TV que dobra, como comentamos.

Tabuleiro de xadrez do Harry Potter


Não é uma tecnologia revolucionária, nem algo que vai mudar a vida das pessoas. Mas é bem divertido. Ver as peças do jogo de xadrez de mexendo sozinho te deixa até perplexo, fora a possibilidade de jogar com pessoas em qualquer canto do mundo, enquanto você tem a experiência física. Em um mundo cada vez mais grudado em telas e no digital, achei essa solução bem bacana.

Intérprete em tempo real do Google


O Google apresentou novas funcionalidades para o Google Assistente e o que mais chamou a atenção foi o intérprete em tempo real disponível em smart displays e alto-falantes inteligentes. O Google Tradutor ajuda a traduzir a conversa entre duas pessoas, em tempo real. São 27 idiomas disponíveis e as demonstrações mostram que o sistema é rápido e preciso. Para usá-lo, basta dizer “Ei Google, seja meu tradutor de chinês” para começar o modo intérprete no modo falado ou no modo escrito, em casos de Smart Displays.

As aplicações mais úteis que consigo imaginar é em estabelecimentos comerciais. Imagine viajar para um país que você não domina a língua e não ter dificuldade para fazer o check-in no hotel ou pedir um prato no restaurante.

Alienware Area 51-m

Eu não sou muito chegado em notebook gamer, mas o Alienware Area 51-m entusiasmou muita gente na feira. Além de ser bonito e potente, é O primeiro laptop da categoria que vai permitir upgrades de vários itens, o que inclui processador, placa de vídeo, RAM e armazenamento. É como se ele escondesse um desktop em um laptop. De acordo com o diretor de marketing da Dell no Brasil, Sidney Zamel, o produto chegará “muito em breve” no País. Ainda não há informações sobre preços, mas sabemos que será um produto caríssimo.

Impossible Foods 2.0


O Guilherme já tinha experimentado o hambúrguer da Impossible Foods e desde que eu li a matéria dele sobre a carne feita de planta tive muita curiosidade para experimentar. A oportunidade chegou, com a versão 2.0 da receita dos caras. Lembra a carne convencional e o lanche em si é bem gostoso – passei umas duas vezes no food truck da Impossible Foods para comer, pena que era um hamburguinho.

Siga o Gizmodo Brasil no Instagram para acompanhar curiosidades e as últimas novidades da CES 2019!

O jornalista viajou para Las Vegas a convite da CTA, empresa que organiza a CES.

Sair da versão mobile