_Ciência

As fotos científicas mais fantásticas de 2010

Ciência: legal quando está invisível e atrás de portas fechadas, mas muito, muito mais legal quando gera fotos espetaculares. Para nossa sorte, a Popular Science tem uma galeria impressionante das melhores fotos científicas deste ano. Veja a seguir nossas favoritas. A galeria completa é enorme, mas nós achamos que estas foram as melhores. E como […]

Ciência: legal quando está invisível e atrás de portas fechadas, mas muito, muito mais legal quando gera fotos espetaculares. Para nossa sorte, a Popular Science tem uma galeria impressionante das melhores fotos científicas deste ano. Veja a seguir nossas favoritas.

A galeria completa é enorme, mas nós achamos que estas foram as melhores. E como toda foto científica e cativante, ela pode não ser óbvia à primeira vista. Tente adivinhar o que cada uma é, antes de ler a descrição.

Você está vendo um buraco negro. Bem, na verdade um buraco negro simulado, detectado pelo experimento ATLAS do Grande Colisor de Hádrons (LHC).

Lembra aquele vulcão gigante com o nome impossível de pronunciar que deixou muita gente desapontada em aeroportos por um bom tempo? Em vez de soletrar Eyjafjallajökull, vamos só admirá-lo e ver como ele é lindo.

Nós adoramos gatos. Mas não gostamos de gatos machucados. Felizmente para Oscar, o gato, que perdeu as pernas em um acidente, este ano marcou o primeiro procedimento de pernas biônicas para animais.

Você está vendo duas colônias rivais de bactérias, e a “terra tóxica de ninguém” que elas criam quando se aproximam demais. Bom que tudo está embaixo de um microscópio, e bem longe de você.

Lasers, assim como gatos, são sempre demais. Especialmente o HERCULES, que cientistas dizem ser o mais potente do mundo.

Células-tronco são o futuro, especialmente quando usadas em pesquisas como a de Jianping Fu, que descobriu que células como a da foto acima podem ser transformadas em tipos de células diferentes com força física.

E finalmente, microespécies bioluminescentes que brilham, e vivem bem no fundo do oceano.

Se você conseguiu chegar até aqui sem ser sugado pelo buraco negro simulado, veja as outras fotos na PopSci: esta é só uma amostra de um grande ano para a ciência. [PopSci]

Sair da versão mobile