_Curiosidades

As ideias do mundo, visualizadas

Visualizar como as ideias do mundo se encaixam não é uma tarefa das mais fáceis. Mas agora você não precisa se esforçar para isso, porque Brendan Griffen garimpou a Wikipedia para criar um mapa de como os maiores pensadores do mundo influenciaram uns aos outros. Com cores representando os gêneros — por exemplo, autores de […]

Ideias do mundo, em gráfico.

Visualizar como as ideias do mundo se encaixam não é uma tarefa das mais fáceis. Mas agora você não precisa se esforçar para isso, porque Brendan Griffen garimpou a Wikipedia para criar um mapa de como os maiores pensadores do mundo influenciaram uns aos outros.

Com cores representando os gêneros — por exemplo, autores de ficção estão em laranja, enquanto filósofos do século XIX/XX estão em vermelho —, cada nó apresenta uma pessoa e seu tamanho é determinado pelo número de conexões para outros nós. Os dados foram capturados através da análise de cada perfil na Wikipedia que contenha o campo “influenciado por” ou “influências”. Griffen explica:

“É realmente fascinante (para mim, pelo menos) começar em um nó e pular através das conexões para alguém distante, mas ainda relacionado. Pessoas da filosofia influenciando escritores de fantasia quem influenciam comediantes. Isso mostra uma coisa sobre todos eles: a evolução das ideias é um processo não-linear. Nós também, em algum lugar da web, embora em menor escala. Nós também somos a soma de muitos.”

Mas embora seja legal ver a imagem acima, vale a pena dar uma olhada na versão com zoom habilitado do Zoom.it. Apenas não me culpe se você perder a próxima hora vendo isso. [Brendan Griffen via Flowing Data]

Sair da versão mobile