_Tecnologia

As melhores imagens microscópicas do ano mais uma vez desafiam nossa percepção

Esta não é uma foto do Grand Canyon, e nem de nenhum outro na Terra. Mas ele está em nosso planeta: é o ganhador do concurso de imagem microscópica eletrônica feito pela empresa americana FEI Company. Esta é uma captura de uma fissura em um pedaço de metal, depois que um teste de flexão do […]

Esta não é uma foto do Grand Canyon, e nem de nenhum outro na Terra. Mas ele está em nosso planeta: é o ganhador do concurso de imagem microscópica eletrônica feito pela empresa americana FEI Company.

Esta é uma captura de uma fissura em um pedaço de metal, depois que um teste de flexão do metal falhou. Imagens tiradas com microscópios eletrônicos – como o Nova NanoLab DualBeam usado nesta foto – são em preto e branco. As imagens podem então ser coloridas, geralmente para destacar detalhes úteis para pesquisadores, ou só pela diversão mesmo. A imagem da fissura foi colorida por Martina Dienstlede, do Instituto de Microscopia Eletrônica na Universidade Tecnológica de Graz (Áustria).

Em segundo lugar: a rede capilar de um alvéolo mostrando os glóbulos vermelhos dentro dos vasos sanguíneos. Em terceiro lugar: a parte frontal de um ácaro.

Assim como a maioria das imagens de microscópio eletrônico, estes vencedores são lindos e desafiam nossa percepção. Veja a galeria a seguir para mais exemplos incríveis, e visite a galeria do concurso no Flickr para ainda mais imagens e descrições. [FEI Company]

Sair da versão mobile