Enquanto outras empresas correm atrás do prejuízo dos últimos anos, a Samsung continua evoluindo. Na conferência anual de displays, a gigante coreana exibiu sua próxima linha de telas futurísticas — e elas podem fazer muito mais do que dobrar e flexionar.

Agora ainda é muito cedo para dizer quando esses protótipos podem se transformar em dispositivos de varejo, mas no SID 2021, a Samsung Display mostrou uma gama de tecnologias de telas de última geração projetadas para vários dispositivos, incluindo celulares e laptops.

Primeiro, há o protótipo dobrável em S da Samsung, que ao contrário das telas dobráveis ​​que a Samsung usou nas linhas Z Fold ou Z Flip, apresenta um design multi-dobrável. Ele pode ser totalmente desenrolado até se tornar uma tela OLED flexível de 7,2 polegadas.

A Samsung afirma que, com o conceito S-fold, o objetivo é criar algo semelhante ao Galaxy Z Fold 2, que pode se transformar tanto em um telefone quanto em um tablet, sendo ainda mais compacto quando desmontado.

tela dobrável samsung
O conceito de controle deslizante da Samsung parece trocar uma dobradiça volumosa por um design mais fino e elegante que permite que a tela do dispositivo se estenda lateralmente. Imagem: Samsung

Como alternativa, em vez de dobrar para dentro ou para fora, a Samsung também criou um conceito deslizante. Usando uma tela que pode se estender horizontalmente, o aparelho mantém a forma original.

Novos caminhos

Embora a Samsung só tenha mostrado sua tela deslizante, esse conceito poderia representar outro caminho. Imagine uma tela que pode mudar de tamanho, dependendo da situação. E, ao mesmo, tempo reduzir a espessura e a necessidade de uma dobradiça complexa.

Além disso, para as pessoas que desejam uma tela dobrável realmente grande, a Samsung também criou uma tela OLED flexível de 17 polegadas integrada a um laptop. Isso permite que o dispositivo seja aberto quando você quiser uma tela maior ou dobrado ao meio, em formato de concha, com um display sensível ao toque que abrange as duas metades do dispositivo.

Assine a newsletter do Gizmodo

Vimos designs semelhantes em dispositivos como o ThinkPad X1 Fold da Lenovo, embora ele (que é baseado em um painel LG OLED flexível) seja significativamente menor (13,3 polegadas).

tela dobrável samsung
O conceito dobrável de 17 polegadas da Samsung pode ser uma prévia de para onde o design do laptop está indo.
Imagem: Samsung

E no que pode ser o lançamento mais aguardado, a Samsung também deu um gostinho de um laptop que possui a câmera escondida atrás do OLED, praticamente invisível. Essa tecnologia chamada UPC ou Under Panel Camera teria várias implicações para smartphones e laptops, podendo permitir aos fabricantes a eliminação do buraquinho ou do entalhe para câmeras selfie em celulares, além de acabarem com a necessidade de uma borda para webcam nos notebooks.

Passo para o futuro

Pode não parecer muito, mas as câmeras sob o painel são a última etapa na remoção de obstruções ou distrações dos monitores modernos. No entanto, a parte difícil das UPCs é implementá-las de uma forma que não degrade significativamente a qualidade da imagem da câmera. Esse era, até recentemente, o principal obstáculo para impedir que elas ganhassem uma adoção mais ampla.

notebook com câmera escondida Samsung
Com sua câmera sob o painel, a Samsung está tentando finalmente se livrar de quaisquer distrações que roubam a tela de um dispositivo. Imagem: Samsung

Ainda assim, embora as telas flexíveis e UPCs continuem sendo uma tecnologia de nicho, é bom ver que a tecnologia continua a evoluir. Quem sabe, algumas dessas inovações possam ser apresentadas em dispositivos em um futuro próximo.