Assassinas? Cientistas flagram orcas dividindo comida com humanos

Os cientistas canadenses registraram vídeos e fotos desse comportamento inédito em animais não domesticados; confira detalhes
Imagem: Jared Towers/Reprodução

Apesar do título de “baleias-assassinas”, as orcas podem ser animais gentis e capazes de até dividir comida com os humanos.

banner

Um estudo canadense publicado recentemente observou orcas dividindo comida com humanos, denotando um comportamento social que deixou cientistas indagados. Além disso, o ato sugere uma postura altruísta contrária à fama desses grandes predadores.

Os cientistas registraram 34 momentos de orcas dividindo, ou tentando dividir, comida com humanos. Os registros mostram as orcas se aproximando de humanos que estavam em barcos, nadando, ou até mesmo na praia, mas curiosamente os animais não atacaram os humanos.

Na verdade, as orcas deixaram comida na frente dos humanos, como se quisessem compartilhar o alimento. Em apenas um dos 34 casos, as orcas esperaram para ver se os humanos reagiriam ao ato.

Em sete casos, de acordo com o estudo, as orcas recuperaram a comida para oferecê-la novamente aos humanos. Este último comportamento é similar à forma como cães e gatos têm rituais repetitivos de recompensas.

Aliás, o comportamento das orcas indicam uma cognição com capacididade de engajar em comportamentos pró-sociais que anteriormente pensava-se ser exclusivo de pets. Desse modo, o estudo é o primeiro a registrar tal comportamento em animais não domesticados.

Por que as orcas estão dividindo comida com humanos?

Jared Towers, do Instituto de Cetologia da Colúmbia Britânica, no Canadá, liderou a equipe internacional de cientistas.

Os pesquisadores observaram as orcas dividindo comida por 20 anos em vários lugares, como na Califórnia, na Nova Zelândia, na Noruega e na Patagônia.

Portanto, os cientistas registraram a ação das orcas em quatro oceanos diferentes, enfatizando que o comportamento não é localizado ou ligado a um grupo.

Imagem: Jared Towers/Divulgação

Além disso, os cientistas documentaram o tipo de comida que as orcas usavam para dividir com os humanos. As orcas entregavam espécies de peixes, mamíferos, invertebrados, pássaros, répteis e, surpreendentemente, um pedaço de alga.

Esses comportamentos das orcas foram registrados em fotos, vídeos e, até mesmo, em entrevistas com as pessoas que receberam os itens desses animais.

“As orcas costumam dividir comidas entre si. É uma atividade pró-social e uma forma que elas usam para construir relações. O ato de dividir comida com humanos mostra que as orcas têm interesse de se relacionar com a nossa espécie também”, afirmou o Towers em um comunicado.

O estudo sugere que as razões pelas quais as orcas aprenderam a dividir comida com humanos são várias, indo desde exploração até o aprendizado de rituais culturais.

“Oferecer comida a humanos pode, ao mesmo tempo, incluir oportunidades para as orcas praticarem comportamentos culturais que aprenderam anteriormente, explorar, brincar e, com isso, aprender como manipular ou desenvolver relações com humanos”, dizem os autores.

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas