_Samsung

Assim como Android e Symbian, Samsung Bada terá código aberto

As plataformas móveis estão ficando cada vez mais fechadas. O Android é o menos aberto entre os projetos open-source, enquanto a Nokia fechou o código do Symbian, antes open-source. Quem poderá nos salvar? O Bada, da Samsung. O Wall Street Journal informa que a Samsung planeja abrir o código do Bada para desenvolvedores e fabricantes, […]

As plataformas móveis estão ficando cada vez mais fechadas. O Android é o menos aberto entre os projetos open-source, enquanto a Nokia fechou o código do Symbian, antes open-source. Quem poderá nos salvar? O Bada, da Samsung.

O Wall Street Journal informa que a Samsung planeja abrir o código do Bada para desenvolvedores e fabricantes, para reduzir a dependência no Android e para fazer a plataforma crescer mais rápido – e, quem sabe, transformá-la num OS para smartphones de verdade.

A fonte do WSJ é anônima – “uma pessoa familiar com a situação” – mas diz que a Samsung “está planejando transformar o software do Bada em uma plataforma de código aberto no ano que vem”. A fonte também diz que a Samsung não deve comprar nenhuma empresa de software – ainda não é sua vez, webOS.

O WSJ também diz que os planos da Samsung para o Bada são mais ambiciosos: eles querem implementá-lo em outras plataformas – mais especificamente, em smart TVs. Mas calma, Samsung, vocês ainda nem colocaram o Bada em tablets! Um analista lembra ao WSJ que “ainda não está muito claro se o Bada pode crescer para telas maiores”. E o Google colocou o Android antes na Google TV e depois em tablets, e isso não deu muito certo… [WSJ via Engadget]

Sair da versão mobile