Ciência

Assista à decolagem da SpaceX com o bilionário que caminhará no espaço

O bilionário Jared Isaacman, que possui uma fortuna estimada de US$ 2 bilhões, não revelou quanto pagou à SpaceX para participar da missão.
Imagem: SpaceX/Divulgação

Na madrugada desta quarta-feira (28), ocorre o lançamento da missão Polaris Dawn, da SpaceX, que fará história com o bilionário Jared Isaacman fazendo uma caminhada no espaço — a primeira realizada por uma empresa privada da história.

whatsapp invite banner

Além disso, a missão também tem como destaque ser o primeiro voo tripulado de maior altitude desde as missões Apollo. Ela vai alcançar cerca de 700 km acima da Terra, quase o dobro da altitude da ISS (Estação Espacial Internacional), por exemplo.

Inicialmente, o lançamento seria na última segunda-feira (26), mas a SpaceX decidiu adiar por um dia para realizar avaliações de segurança. Porém, nesta terça-feira (27), o lançamento foi novamente adiado, devido a um vazamento de hélio, responsável pelo sistema de pressurização do combustível do foguete.

Agora, a SpaceX vai lançar a missão em uma nave Crew Dragon, no topo de um foguete Falcon 9, às 4h38 desta quarta-feira (28), horário de Brasília. Em caso de algum imprevisto técnico ou meteorológico, também há mais duas oportunidades de decolagem também nesta quarta, às 6h23 e 8h09 da manhã.

Onde assistir?

A transmissão vai começar cerca de três horas e meia antes, com as câmeras captando o foguete no Centro Espacial Kennedy, nos Estados Unidos. A decolagem poderá ser acompanhada no perfil da SpaceX no X. Além disso, vários canais no YouTube devem retransmitir o lançamento, como o Everyday Astronaut, por exemplo:

O bilionário Jared Isaacman, que financiou a missão da SpaceX, deve caminhar no espaço ainda nesta semana. O feito também terá transmissão ao vivo pelos perfis da Polaris Dawn e da SpaceX no X.

Vale lembrar que, há três anos, Isaacman fez história ao comandar a primeira missão totalmente privada a orbitar a Terra. Agora, o bilionário gasta ainda mais grana para realizar a primeira caminhada privada no espaço, contando, novamente, com a ajuda da SpaceX.

Concepção artística da caminhada espacial durante a missão Polaris Dawn. Imagem: SpaceX/Reprodução

Polaris Dawn pode fazer história

Caso tenha sucesso, a missão Polaris Dawn vai marcar uma nova era para o setor comercial de exploração espacial da NASA, que depende do sucesso das empresas parcerias da agência, como a SpaceX.

No entanto, o bilionário, que possui uma fortuna estimada US$ 2 bilhões, não revelou quanto pagou à SpaceX para realizar a missão. De acordo com Isaacman, a missão Polaris Dawn visa continuar o trabalho da NASA, ajudando a agência a levar humanos à Lua, Marte e, eventualmente, a todo Sistema Solar.

“A SpaceX trabalha duro para ser o ponta de lança do setor de exploração espacial comercial. Nós temos apenas um pequeno papel e vamos canalizar nossa energia em coisas que podem, realmente, atingir o objetivo de tornar a vida algo multiplanetário. ‘Star Wars’ e ‘Os Jetsons’ representam o futuro que miramos”, afirmou.

Jared Isaacman obteve sua fortuna com a empresa de processamento de pagamentos Shift4. A empresa administra pagamentos de um terço dos restaurantes e hotéis dos EUA.

Além de Isaacman, a tripulação da Polaris Dawn é formada pelo piloto Scott Pottet e as engenheiras da SpaceX Anna Menon e Sarah Gillis.

Gillis também caminhará no espaço ao lado do bilionário para testar um novo traje da SpaceX desenvolvido espacialmente para a missão.

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas